22.3 C
Contagem
segunda-feira, maio 27, 2024
HomeCadernosSaúdeAmizade é “remédio” para a saúde física e mental

Amizade é “remédio” para a saúde física e mental

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Importância da amizade

Quer viver mais e melhor? Tenha amigos! A amizade faz bem para a saúde. Ter amigos, ser ouvido e aconselhado, receber afeto e nutrir bons relacionamentos sociais melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade. De acordo com a ciência, os amigos são um antídoto contra o estresse, a insônia, o mau humor, a depressão e previnem problemas cardiovasculares e neurológicos.
Uma pesquisa da Universidade de Chicago revela que pessoas sem amigos têm a imunidade mais baixa, demoram mais a curar doenças simples, como resfriados, e ficam mais suscetíveis a enfermidades. Outro artigo publicado no Journal of the American Medical Association associa a solidão a um risco mais elevado de desenvolver Alzheimer.
No Dia Internacional da Amizade, celebrado oficialmente em 30 de julho para marcar a “cultura de paz e não violência” proposta pela ONU, a psicóloga Daniela Jungles reforça a importância dos amigos para a saúde física e mental.
“Quando as pessoas nutrem relacionamentos sociais saudáveis e valorizam as amizades, o organismo responde positivamente, aumentando a sensação de bem-estar e prazer”, explica a professora do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação.
Estar em boa companhia ajuda na liberação de ocitocina, endorfina, serotonina e dopamina – substâncias químicas produzidas pelos neurônios. Esse “quarteto da felicidade” fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e psicológica.

Seja influenciado por bons amigos

Segundo Daniela Jungles, mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Sherbrooke (Canadá) e palestrante na área de saúde mental e qualidade de vida, sempre vale a pena reforçar a importância dos amigos.
“Uma amizade é capaz de nos influenciar positivamente na mudança de hábitos de vida. Os amigos não são excelentes companhias somente nas festas e momentos de lazer. Eles são aliados em momentos difíceis e são suporte em tarefas do dia a dia, do trabalho ou da escola. É preciso valorizar um amigo que nos leva para a academia, nos apresenta um bom roteiro de viagem ou nos incentiva a parar de fumar”, comenta.

Décadas de estudo – O valor dos bons amigos não chega a ser novidade, pelo menos para a ciência. Em 1937, pesquisadores da Universidade de Harvard lideraram um dos maiores estudos sobre a saúde humana e concluíram: a saúde e a longevidade não dependem apenas da genética e da alimentação, mas também dos amigos.
Não ter amigos, apontou a pesquisadora, é um fator mais relevante para a mortalidade do que a obesidade e o sedentarismo. Além disso, a amizade é capaz de prolongar a vida em até uma década. Pessoas com mais de 70 anos têm 22% a mais de chances de chegar aos 80 anos se tiverem laços fortes de amizades.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar