26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCidadePrevenção contra violência nas escolas

Prevenção contra violência nas escolas

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

O tema “violência nas escolas” continua em destaque em todo o Brasil, diante dos inúmeros casos de ameaças e de massacres registrados nas unidades de ensino e divulgados pelos meios de comunicação recentemente. Neste mês, o assunto fui muito debatido pelos vereadores de Contagem, que propuseram uma série de medidas e ações para garantir a segurança nas escolas.
Buscando soluções comuns para esse problema, a Câmara de Contagem recebeu em sua tribuna livre, na plenária da última semana, a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, o comandante da Guarda Civil de Contagem (GCC), Wedisson da Silva, e a gerente da Patrulha Escolar, Renata Nunes de Jesus Ribeiro. Os responsáveis pela segurança pública da cidade apresentaram as ações preventivas para coibir práticas violentas no ambiente escolar e garantir a sensação de segurança de alunos, pais e professores.
A secretária iniciou sua fala destacando que, há alguns anos, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações nas escolas municipais por meio da Patrulha Escolar, um grupamento da GCC criado em 2006. “Essas ações envolvem um escopo de proteção, que inclui o projeto, pioneiro na cidade, das câmeras de videomonitoramento, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, e que contemplará todos os educandários municipais, com cerca de mil câmeras; além de termos ampliado a atuação do grupamento, com mais viaturas e mais guardas empenhados nas patrulhas preventivas dentro das escolas”, explicou.
França destacou que foi pactuado, junto com a Secretaria de Educação, o treinamento das equipes escolares, incluindo porteiros, professores e dirigentes escolares, a partir de um protocolo único de atuação em caso de intervenção imediata das forças de segurança – desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público. E acrescentou que essa integração é constante “para a cobertura de todas as escolas em todos os territórios, inclusive, realizamos reunião na última semana nesse sentido”.
Sobre a atuação preventiva, a secretária listou os programas da Patrulha Escolar: o Juventude Cidadã, que atua nas escolas municipais, trabalhando temas como cidadania, direitos humanos e diversidade, para formar lideranças entre os alunos para atuar na proteção da unidade; o Juventude Ativa, que forma lideranças entre crianças e jovens dentro das comunidades; e a visita guiada, que leva os estudantes para a sede da Secretaria para conhecer seu trabalho e sua estrutura, incluindo as viaturas da GCC. Ela lembrou, ainda, da promoção da cultura pela Banda da Guarda, pelos mascotes e pelo canil da GCC.
Outra ação citada por Viviane França foi o lançamento, neste ano, do “Disque Denúncia” – (31) 97306-4423 – “primeiro canal de WhatsApp para direcionamento de denúncia criado em Minas Gerais, primeiramente, para casos de furtos de cabos de telefonia e vandalismo nas escolas, e ampliado para qualquer tipo de ameaça ou situação suspeita, e que funciona junto com o 153”.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar