25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeContagem inicia uso do fumacê para combater o mosquito transmissor da...

Contagem inicia uso do fumacê para combater o mosquito transmissor da dengue e chikungunya

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Contagem iniciará o uso do fumacê como recurso de combate ao mosquito Aedes aegypti a partir desta quarta-feira (12/4). O município chegou a registrar 4.615 notificações de casos de dengue e 817 de chikungunya nesta terça-feira (11/4), um aumento exponencial de mais de 1000% em relação às semanas epidemiológicas do ano anterior. A compra mais rápida do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como fumacê, foi possível após a Prefeitura decretar situação de emergência em saúde pública no último dia 20 de março.
Nesta semana, a programação do carro fumacê inclui cerca de 7.500 imóveis e 108 quarteirões dos bairros São Mateus e Tijuca, no Distrito Sanitário Nacional, e 4.500 imóveis e 89 quarteirões nos bairros Parque São João e Bela Vista, no Distrito Sanitário Eldorado.
O fumacê é um inseticida de dosagem baixa, que pode atingir letalmente o inseto transmissor de arboviroses. Sua aplicação consiste na pulverização de substâncias químicas em uma área delimitada, seu efeito é transitório e inespecífico. O inseticida é uma tecnologia de última instância, quando os outros controles e ações não foram suficientes para eliminação do mosquito. Ele também não age em todas as formas evolutivas do agente transmissor, somente sobre o mosquito alado, ou seja, na sua fase adulta.

Cuidados necessários

O carro fumacê passará em dias alternados nos distritos, nos horários das 5h às 10h e das 17h às 22h. Nesses horários, é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal, tampem gaiolas e aquários, bem como vasilhas de alimentação. Pessoas com problemas respiratórios devem ficar nos cômodos ao fundo da residência.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar