19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosSaúdeDoenças da estação

Doenças da estação

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

As oscilações de temperatura e a baixa umidade promovem o aumento do ar seco e a concentração de poluentes na atmosfera, assim como o risco do aparecimento de doenças respiratórias. As alterações climáticas do outono provocam problemas como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os vilões continuam sendo os vírus respiratórios transmitidos por meio de gotículas respiratórias.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Bruna Carvalho, há um aumento significativo de casos de enfermidades neste período, associado à redução da umidade relativa do ar, além do aumento da poluição. “Os dias mais secos e aumento dos ventos, possibilita uma maior propagação de vírus e bactérias”, destaca. “As baixas temperaturas e a oscilação do clima acabam afetando a imunidade do organismo, somado aos altos níveis de poluição fragilizam o sistema respiratório e provocando doenças infecciosas, inflamatórias e alérgicas”, alerta.
Segundo a coordenadora, a chegada do outono demanda cuidados àqueles que sofrem de doenças crônicas, como a enfisema pulmonar, a asma, a bronquite crônica e as rinossinusites, pois, nesta época, ocorre a possibilidade do aumento das exacerbações.
“É importante adotar hábitos que contribuam para a imunidade do organismo, como evitar ambientes fechados, manter os cômodos limpos e a higienização das mãos. O recomendado é ter uma alimentação equilibrada, hidratação frequentemente, prática atividades físicas, boa rotina de sono e uso de roupas adequadas à estação”, recomenda Bruna.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar