18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosDestaquesDeficiência – Luta por Direito e Respeito todos os dias

Deficiência – Luta por Direito e Respeito todos os dias

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

O dia internacional das pessoas com deficiência, foi criado pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

A data é destinada para conscientizar as pessoas sobre reconhecer, reafirmar, refletir e lutar pelos direitos, sobre as políticas públicas oferecidas de inclusão social para as pessoas com deficiência. O objetivo é destacar que todo ser humano deve ser tratado com dignidade e conscientizar a população que as pessoas portadoras de necessidades especiais, precisam ter seus direitos respeitados.

É necessário uma conscientização global, de que quando alguém ofende, discrimina, ou desrespeita alguém, o estrago desse ato é bem maior na sociedade, porque além de quem sofre a discriminação, outras pessoas sofrem juntas ao mesmo tempo, uma mãe, um pai, um filho, um irmão, um amigo…

Além da data destinada para esta luta, vale destacar que o respeito, e a empatia, são necessárias em todos os dias, assim como a atenção para as necessidades especiais do portador de deficiência, quanto a mobilidade e comunicação por exemplo.

As pessoas com deficiência NÃO são pessoas menos capacitadas, e assim como todos, possuem direitos e deveres, e assegurar uma melhor qualidade de vida, deve sempre ser um desses direitos. Deficiência é classificada como alterações que comprometem a realização de determinada atividade física, que podem existir desde o nascimento, ou serem adquiridas durante a vida, podendo ser causada por atos violentos, ou acidentes, além de doenças adquiridas.

A inclusão social, conscientização, e principalmente o acesso à escola, segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, merecem uma atenção especial dos governantes, porque as pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.

Classificada como física, auditiva, visual, mental, ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas, toda deficiência merece ser respeitada, e as pessoas tratadas com respeito, dignidade, e garantia de seus direitos constitucionais.
Foto internet

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar