22.3 C
Contagem
segunda-feira, maio 27, 2024
HomeCadernosCidadeContagem na Europa

Contagem na Europa

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Em missão oficial

A convite da Embaixada da França no Brasil, a prefeita Marília Campos viajou ao país europeu em missão oficial, entre os dias 6 e 10 de dezembro, acompanhada da secretária de Cultura, Monique Pacheco, do assessor Albert Plucky, e do adido  de Cooperação e de Ação Cultural francês em Minas Gerais, Vincent Nédélec. A missão tem como objetivo conhecer experiências culturais, urbanísticas e socioambientais que foram implementadas por algumas cidades francesas que tiveram um passado industrial, assim como Contagem.

“É uma alegria dar a oportunidade à Contagem de conhecer algumas experiências na área da cultura na França, começando por Lille, para ver como a cultura é um vetor de inserção e desenvolvimento social e econômico para os municípios. Espero que os encontros com os gestores, prefeitos, secretários e diretores de centros culturais, possam trazer algumas ideias para ajudar a pensar em novas estratégias de desenvolvimento para Contagem.”

A primeira parada foi a cidade de Lille, capital da região de Hauts-de-France, no norte da França. Na cidade a comitiva conheceu a Maison Folie de Wazemmes, um espaço cultural  inaugurado em 2004, quando Lille foi eleita a capital Europeia da Cultura. No prédio que abriga na atualidade o museu, no passado serviu como espaço para uma tecelagem. O local agora é administrado, diretamente, pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

Modernização urbanística

No segundo destino, em Lens, capital do Altos da França, localizada no norte do país, a comitiva encontrou uma cidade que no passado privilegiou a extração mineral do carvão, mas vive um presente bem diferente com a modernização urbanística realizada para dar espaço a exploração de novas atividades econômicas e sociais com viés cultural. A cidade abriga uma “filial” do Museu Louvre, o Louvre-Lens, construído em um terreno onde, antes, existiam minas de carvão abandonadas há mais de meio século.

O Louvre-Lens guarda um acervo rico de peças de grande valor material e cultural. Sua construção promoveu a democratização do acesso à cultura na cidade e favorece, inclusive, a economia com geração de mais de 6 mil postos de empregos na região, que recebe aproximadamente 500 mil visitantes por mês.

Na sequência, a comitiva seguiu para Rennes, localizada no oeste francês, a capital da região da Bretanha, a 350 km de Paris. Uma cidade com quase 220 mil habitantes que foi remodelada para integrar de maneira harmoniosa o meio urbano e o meio ambiente, por projetos socioambientais e de urbanismo.

A comitiva conheceu os novos bairros, construídos na perspectiva de integração das pessoas com a preservação ambiental. Na cidade medidas foram tomadas como menos carros nas ruas, conjuntos habitacionais construídos que integram famílias de diversas realidades socioeconômicas e a descentralização dos serviços para que fiquem mais próximos da população, independente dos diversos níveis sociais.

Em mobilidade urbana, o município destaca-se por inovar ao fazer o controle do fluxo de carros no perímetro urbano central, priorizando o trânsito de pedestres e ciclistas.

 

Tratamento de córregos e rios

Em Rennes, um dos destaques observados pela comitiva foi também o projeto de tratamento dado aos córregos e rios para que no período de chuvas, as águas não destruam bens materiais e, principalmente, as vidas.

O projeto se assemelha com o que é feito nas bacias de contenção de cheias projetadas em algumas áreas com risco de inundação em Contagem.

“Esse é um dos grandes desafios do nosso tempo: avançar no desenvolvimento urbano preservando o meio ambiente, uma pauta com a qual tenho muita preocupação e que fiz questão de aprofundar e conhecer de perto os avanços que os franceses têm para mostrar”, declarou a prefeita de Contagem durante a visita a estes espaços em Rennes.

A comitiva ainda passará por Paris e Nantes, cidade portuária também localizada no oeste francês, com longa história industrial. Na cidade, serão visitados locais que passaram por uma revitalização que trouxe novos ares culturais e econômicos.

Toda a viagem foi patrocinada com recursos da Embaixada da França no Brasil.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar