20 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosGeralDetentos da Penitenciária Nelson Hungria participam de preparatório para o Enem

Detentos da Penitenciária Nelson Hungria participam de preparatório para o Enem

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

O novo galpão de ensino da Penitenciária Nelson Hungria está bonito de se ver. Essa semana uma maratona de aulas tomou conta do local e tem ajudado a despertar, cada vez mais, a vontade por mudanças de trajetórias. Ingressar em uma faculdade, se especializar, ter uma profissão. Para muitos jovens, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para alcançar estes objetivos. Esse cenário não é diferente para 81 alunos do Complexo Penitenciário que, para o próximo exame, contarão com ajuda especial na preparação.

O galpão foi adaptado para receber os alunos que começaram a maratona de um preparatório Pré-Enem, fruto de uma parceria entre a unidade prisional, a Escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada dentro da penitenciária, e a Faculdade Única, também em Contagem. As aulas começaram na última quarta-feira (24/11) e se estendem até 7/1/2022. O Enem PPL (pessoas privadas de liberdade) está marcado para os dias 9 e 16/1 do ano que vem.

Enem PPL – O Enem PPL é o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para as pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas. Estão aptos a fazê-lo indivíduos privados de liberdade e que concluíram o ensino médio. A prova para esse público acontece em data posterior ao Enem tradicional. A intenção é avaliar o desempenho e dar oportunidade para que essas pessoas tenham acesso ao ensino superior.

A Penitenciária de Contagem I é a terceira com o maior número de inscritos para o Enem PPL 2021 em Minas Gerais. Dos 4.883 detentos candidatos, 128 são dessa unidade prisional. Em primeiro lugar, está a Penitenciária de Ribeirão das Neves I, com 215 inscritos e, em segundo, a Apac de São João del Rey, com 190.

“O Enem traz a possibilidade do novo para os indivíduos privados de liberdade. Talvez, esse detento seja o único da família que terá essa oportunidade de estudo”, destaca a diretora de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Regina Duarte.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar