18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosPolíticaArticulação metropolitana

Articulação metropolitana

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

REPARAÇÃO DA VALE

A prefeita Marília Campos recebeu positivamente o anúncio do governador de Minas, Romeu Zema, de que vai destinar R$ 298 milhões para as obras de combate às enchentes nos municípios de Contagem e Belo Horizonte. O valor a ser investido é oriundo das medidas de reparação da mineradora Vale.
Marília foi uma das articuladoras para a busca de soluções para os alagamentos, e destacou a importância da boa notícia. “Estas obras começaram há dez anos, ainda no meu segundo mandato. De lá para cá, foram interrompidas várias vezes. Tão logo eu assumi a prefeitura, iniciamos um trabalho de articulação com Belo Horizonte e com o Estado, para dar continuidade às intervenções que vão beneficiar a região metropolitana”, informou.
Desde o primeiro dia de trabalho, a prefeita vem buscando investimentos em todas as esferas de governo para a conclusão das obras de contenção do córrego Ferrugem. Em janeiro, ela se reuniu com Romeu Zema e pediu apoio do Estado na destinação de recursos para a conclusão das obras de macrodrenagem. Na ocasião, o governador se mostrou receptivo às solicitações da prefeita.
Antes disso, Marília tinha se reunido com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, com o vice-prefeito, Fuad Norman, e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. Após vários encontros, foi proposto pela prefeita de Contagem a implantação do Comitê Gestor, com a finalidade de unir esforços para rever os projetos, buscar recursos e criar uma agenda de trabalho para a execução das obras. “As ações do Comitê Gestor já estão rendendo frutos positivos. O governador Romeu Zema acolheu as nossas demandas. Agora, vamos continuar cobrando a participação do governo federal e criar um cronograma para a execução das obras previstas”, destacou.
Este recurso viabiliza o projeto de macrodrenagem do córrego Ferrugem, que prevê a conclusão da bacia da Rio Volga, no bairro Riacho, e a construção de mais três bacias de retenção na Vila PTO; na Vila Itaú, em Contagem; na Vila Sport Club, em BH; e um Parque Linear na Vila Madre Gertrudes, também em Belo Horizonte. Além da construção de unidades habitacionais para realocar famílias removidas das áreas de inundação.

Bacia do Arrudas
FIM DE ALAGAMENTOS

l A realização das obras, em sua totalidade, permitirá o fim de alagamentos como os da avenida Tereza Cristina. A Prefeitura de Contagem já entrou com uma contrapartida de cerca de R$ 30 milhões em 2020 para viabilizar os projetos.
l Juntas, as bacias terão a capacidade de represar 755,1 mil metros cúbicos de água das chuvas que serão gradativamente escoadas, reduzindo, assim, alagamentos e o transbordamento dos córregos que compõe a bacia do Arrudas, até que estejam concluídas todas as obras necessárias.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar