26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCidadeContagem comemora 109 anos com a modernização

Contagem comemora 109 anos com a modernização

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Ao completar 109 anos, Contagem comemora muitos avanços. E 30 de agosto de 2020 se torna um marco para o Município, presenteado no dia do seu aniversário com o início da operação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). É a realização de um sonho para a terceira maior população de Minas, que deixará no passado o problema crônico da falta de estrutura do transporte coletivo. Neste domingo histórico, o Terminal de Integração Petrolândia passa a receber passageiros, que de agora em diante farão deslocamentos com mais conforto e segurança em ônibus novos e modernos, com wi-fi e ar-condicionado.
Por mês, mais de 300 mil pessoas passarão pelo Terminal Petrolândia. A reestruturação do transporte coletivo de Contagem, que vai interligar toda a cidade e permitir que o passageiro pague tarifa única, se torna realidade. O processo é conduzido pelo prefeito Alex de Freitas desde o início de sua gestão, em janeiro de 2017. Em abril de 2018, ele assinou a autorização da abertura de licitação para implantação do SIM, que contempla três eixos: reestruturação do transporte coletivo, infraestrutura urbana e infraestrutura viária. Engloba a construção de terminais de integração, estações de transferência, corredores exclusivos para ônibus, viadutos, trincheiras, requalificação de vias e modernização da frota de ônibus.
“Contagem completa 109 anos com alicerces sólidos para seguir o caminho do progresso social e econômico, melhorando a vida das pessoas, sobretudo as mais necessitadas. Parabéns à nossa cidade”, celebra Alex de Freitas.
Se 2020 está sendo de muitos desafios para a Prefeitura, principalmente pelo volume atípico de chuva e o enfrentamento ao Coronavírus, grandes conquistas também podem ser celebradas neste 30 de agosto, data tão especial para os contagenses. Passada a pandemia, estudantes vão contar pela primeira vez na história da cidade com toda a estrutura de uma Escola em Tempo Integral, inaugurada em março no bairro Arvoredo, na regional Ressaca.
Todas as melhorias feitas pela Administração Municipal na Saúde, desde 2017, permitem que Alex de Freitas encerre seu último ano de governo cumprindo a missão de oferecer à população atendimento adequado na rede pública, mesmo diante da pandemia de Covid-19. Contagem chega aos 109 anos com números muito expressivos. Os 18 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adultos existentes no Hospital Municipal em 2016 foram ampliados para 38, aumento de 111%. No Centro Materno Infantil, a quantidade de leitos de UTI e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) subiu de 23 para 61 (165%) no mesmo período.
Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde abriu 64 leitos de UTI e 115 de enfermaria exclusivos para casos de Covid-19. O Plano de Contingência prevê a abertura de até 104 leitos de UTI, conforme a demanda. O Hospital Santa Helena foi inaugurado como Hospital de Campanha em 16 de junho deste ano. Recentemente, foram adquiridos 52 respiradores, importados da Índia. Mutirões de testagens rápidas são feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Ceasa. Em setembro, também serão feitos os testes RT-PCR nas UBSs, para detectar pessoas que estão infectadas e ampliar o isolamento social, criando uma barreira maior para evitar a transmissão.
“O esforço tem sido enorme. Temos seguido à risca as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Estamos alinhados com as cidades da Região Metropolitana. Contagem tem cerca de 700 mil habitantes e todas as ações da Prefeitura são para conscientizar a população e criar retaguarda hospitalar para enfrentar o pior momento do pico”, destaca Alex.

Modernidade, conforto e pontualidade

O Terminal Petrolândia é apenas o início de uma transformação em Contagem. Com o mesmo propósito, o Terminal Ressaca está em fase avançada. Estações de transferências estão sendo construídas nas principais vias, como a avenida João César de Oliveira, bem como os corredores exclusivos para o transporte coletivo. O SIM também contempla o Boulevard Portugal, que está sendo construído na avenida homônima, na regional Eldorado, com novas travessias de pedestres, espaço multiuso, playground, equipamentos de ginástica, paisagismo moderno e dois quilômetros de ciclovia.
A proposta do Boulevard Portugal é priorizar os pedestres, usuários do transporte coletivo, de serviços do Eldorado e clientes do polo comercial na João César de Oliveira. Tem projeto arquitetônico urbanístico de praça linear, para mais segurança na mobilidade.
“A população vai começar a perceber a mudança neste 30 de agosto, no aniversário da cidade. Os ônibus novos começam a circular, com muito mais conforto, muito mais segurança, muito mais opções para o usuário de transporte coletivo. Os passageiros da região do Petrolândia serão os primeiros beneficiados com a entrega do primeiro terminal. Em breve, vão entender tudo que a gente planejou ao longo desses últimos anos. Uma revolução no sistema de transporte coletivo, mais respeito com o usuário, muito mais confiança e mais pontualidade. A cidade tem neste 30 de agosto um encontro marcado com o começo dessa revolução do transporte coletivo”, finaliza Alex de Freitas.

Ensino de qualidade em tempo integral

Na Educação, dando continuidade à implantação das Escolas em Tempo Integral, o prefeito assinou em 11 de agosto ordem de serviço para construção de mais quatro unidades, outro presente pelos 109 anos de Contagem. Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre as secretarias Municipais de Educação e Administração com o Consórcio Mais Contagem, três instituições serão erguidas nas regionais Vargem das Flores, Industrial e Nacional, e a Escola Municipal Luís Carlos Prestes, na regional Petrolândia, será ampliada para o formato da educação em tempo integral.
No início deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro de Educação integral Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, no Arvoredo, com capacidade para atender 600 estudantes, mais mil no contraturno escolar. São alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), que serão contemplados com 43 espaços de aprendizagem, com laboratórios, salas para ensino de línguas, biblioteca, ginásio poliesportivo e equipamentos de ginástica, assim que as aulas puderem ser retomadas.
“Estou realizando o meu maior sonho como prefeito de Contagem. O Município vai ganhar espaços modernos, que vão proporcionar mais equidade aos estudantes. Daqui a alguns anos teremos grandes profissionais oriundos dessas escolas. Fico feliz ao ver que é possível garantir equidade a todos que ingressarem nestas escolas públicas. As crianças vão poder conviver no que há de melhor em termos de infraestrutura, para que elas possam aprender e mudar as vidas de suas famílias, se tornando cidadãos de bem”, ressalta o prefeito.
Desde o início de 2017, cerca de 50 escolas municipais foram contempladas com algum tipo de reforma. A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Lúcio de Abreu foi inaugurada na regional Sede, em fevereiro, e mais quatro estão sendo construídas: Arvoredo (Ressaca), Vale das Orquídeas (Nacional), Tropical e Colonial (ambas no Petrolândia). Juntas, vão ofertar mais de 1.400 vagas a crianças de 11 meses a 5 anos. A reestruturação da rede municipal de Educação possibilitou o aumento de 11,8% na demanda por matrículas, de 51.841 (em 2016) para 57.989 (em 2020, antes da pandemia). Em 2019, Contagem registrou o crescimento do índice de alfabetização nas escolas municipais, de 54% para 85%.
Além da construção das Umeis, instituições escolares foram reformadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que desde o início de 2017 trabalha para solucionar problemas históricos de infraestrutura urbana em Contagem. Alguns exemplos de intervenções são a urbanização das ruas Aty, Guaca e Eiruba, na regional Vargem das Flores, drenagem e pavimentação no bairro Colorado (Ressaca), bem como da rua Jornalista Zoltan Glueck, na Vila Barraginha (Industrial), que ganhará um Parque Linear. Vias passaram por requalificação em toda a cidade, com instalação de lâmpadas de LED, assim como praças e outros espaços de lazer e convivência.

Reestruturação da Saúde garante absorção
de demanda agravada com a pandemia

Em quatro anos, a Saúde pública de Contagem saiu do estado de sucateamento para oferecer à população atendimento de qualidade. Graças a essa reestruturação, o município vem conseguindo absorver a crescente demanda, agravada com a pandemia de Covid-19. Em 2020, quando a cidade completa 109 anos, o Hospital Municipal conta com 273 leitos, 56% a mais que os 175 de 2016. Dez foram reabertos em março de 2017. A Prefeitura de Contagem investiu em equipamentos para ampliar o atendimento no setor, parcialmente interditado em março de 2016. No Centro Materno Infantil, o total de leitos dobrou no período, passando de 78 (em 2016) para 156 (em 2019).
As internações aumentaram 67,2% no comparativo entre 2016 e 2019: de 12.457 para 20.834. O número de partos subiu 47,7% no período, de 3.203 para 4.732. Em 2019 foram feitas 516.107 consultas especializadas no município, 473% a mais que em 2016, quando foram registradas 90 mil. Nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e no Pronto-Atendimento de Pediatria do Centro Materno Infantil, o número de pessoas atendidas pulou de 499.966 (em 2016) para 3.459.206 (em 2019), aumento de 591,8%.
Em 2016, Contagem tinha 95 Equipes de Saúde da Família, passando a contar com 142 em 2020, além de sete Equipes de Atenção Básica. Eram oito equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em 2016, e agora são 12. As salas de vacina também foram ampliadas de 49 para 59, além de duas conveniadas à Fiat e ArcelorMittal, e os postos de coletas de exames dobraram (passando para 20). As visitas domiciliares aumentaram 58,6%, de 261 mil (em 2017) para 414 mil (em 2020).
Nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD), o número de atendimentos aumentou 2.658%, de 1.098 (em 2016) para 30.284 (em 2019). No Caps III (Sede e Eldorado), o aumento foi 7.271% no período, de 305 para 22.482 atendimentos. Os atendimentos ambulatoriais no Caps Infantil subiram de 2.154 para 8.444 (292%).
Em novembro de 2018 foi inaugurado em Contagem o Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), que virou referência em Minas Gerais. Atende quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. A instituição fez 38.889 atendimentos em 2019, de psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, assistência social e fonoaudiologia. Próteses e órteses são produzidas na Oficina Ortopédica do CER IV.
Criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa “Mover – Movimento em favor da vida” zerou a fila por cadeiras de rodas motorizadas. Foram entregues 131 em 2017 e 2018, e 18 em 2019. A prefeitura retomou em 2019 a distribuição das cadeiras de rodas para banho, interrompida em 2013, e entregou 105 equipamentos. Também em 2019 foram entregues 280 cadeiras de rodas padrão, e 90 em 2020.
A Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera (Cagep) foi reaberta em janeiro de 2017 para atender casos de gravidez de alto risco que não necessitam de internação hospitalar. O Hospital Municipal reativou na mesma data as cirurgias ortopédicas de urgência. Três novas Salas de Partos Humanizados foram inauguradas um mês depois na Maternidade Juventina Paula de Jesus, que passou a contar com cinco.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram o atendimento ampliado em uma hora em março de 2017, quando começaram a abrir as portas às 7h. A UBS Vila Esperança ganhou nova sede, mais ampla e adequada, em maio de 2017. No mesmo mês, foi zerada a fila para diagnóstico do glaucoma, e endoscopias voltaram a ser feitas no Hospital Municipal, quando 2 mil pessoas aguardavam pelo procedimento.
As UPAs Vargem das Flores e Ressaca foram revitalizadas. O Transporte sanitário passou por reestruturação, com aumento de 50% na capacidade de atendimento. O Samu tem 11 ambulâncias, nove de suporte básico e duas de suporte avançado. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) foi ampliado, bem como a castração de animais domésticos. O Centro de Traumatologia e Cirurgia foi aberto com oito salas cirúrgicas e nove leitos de recuperação, e foi reformada a Clínica Médica do Hospital Municipal.

Enfrentamento à Covid-19

Além da abertura de leitos e aquisição de respiradores, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 de Contagem, com representantes de todas as secretarias municipais, executa uma série de ações. Idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, com sintomas ou que testaram positivo para Covid-19, são encaminhados para um hotel. Eles são atendidos por equipes multiprofissionais.
Foram criados pontos exclusivos para atendimento a casos de Covid-19 e sintomas gripais, como a UPA Sede. Além disso, foi montada a Ala Covid no Hospital Municipal de Contagem, que ficou entre as três instituições que mais prestaram assistência entre cem cidades da Macrorregião de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde criou centros de telemonitoramento. Profissionais de saúde acompanham, pelo telefone, pacientes com sintomas gripais e que testaram positivo para a Covid-19. Até 14 de agosto foram feitos 10.918 atendimentos.
Foram montadas nas UPAS JK e Ressaca tendas para atendimento exclusivo a casos de sintomas gripais. A Secretaria de Saúde também participa da desinfecção de 35 pontos de grande circulação de pessoas, como centros comerciais, estações de ônibus e do metrô.
Febre maculosa – No final de maio de 2019 houve um surto de febre maculosa no bairro Pedra Azul, regional Nacional. Foram adotadas várias medidas sanitárias de prevenção e combate. Técnicos do Controle de Zoonoses fizeram a imediata avaliação da área infectada, com isolamento da chamada zona quente. Foram feitas roçadas e capinas, além de aplicação de cal para combater o carrapato estrela, transmissor da doença.
Foram feitas campanhas para orientar os moradores. Animais de grande porte foram recolhidos nas ruas e lotes vagos do bairro Nacional e levados para o curral municipal, para aplicação carrapaticida. Foi iniciado o monitoramento para contagem das capivaras, hospedeiras dos parasitas. O monitoramento continua. Agentes de zoonoses fizeram borrifação em residências.

Órgãos de Defesa Social reforçados

O início de 2020 exigiu muito empenho da Prefeitura de Contagem diante do grande volume de chuva que causou transtornos a moradores de várias partes da cidade, principalmente em sete vilas com maior risco geológico. E a força-tarefa formada por todos os órgãos municipais, a iniciativa privada e o apoio fundamental de voluntários foi determinante para minimizar os impactos provocados pelos temporais. Aos 109 anos, o município conta mais estrutura para atuar nos momentos críticos, dando o devido amparo à população.
À frente destas intervenções, a Secretaria Municipal de Defesa Social recebe investimentos desde o início de 2017, quando a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atendeu 1.181 ocorrências. Em 2018, o número de ocorrências atendidas subiu para 1.701. A Defesa Civil de Contagem prestou apoio a outros municípios, como Ribeirão das Neves, Ibirité e Caeté, impactados pela chuva. Também esteve presente em todos os simulados de rompimento de barragens feitos em Minas.
Em 2019, quanto atendeu 1.585 ocorrências, a Defesa Civil de Contagem foi a primeira a dar apoio no desastre com a barragem em Brumadinho, permanecendo no local por um mês. Em parceria com o Waze, aplicativo de navegação por GPS, criou meios para bloquear vias alagadas, impedindo acidentes com veículos e pedestres.

Os desafios do ano de 2020

O trabalho também tem sido árduo em 2020. De 1º de janeiro a 14 de julho, a Defesa Civil atendeu 2.989 ocorrências. Com o volume atípico de chuva no início do ano, foram feitas 369 interdições de residências e 150 de outros imóveis, com atendimento a 119 famílias, resultando em 369 pessoas abrigadas em locais disponibilizados pela Prefeitura: escolas municipais Pedro de Alcântara, Vasco Pinto da Fonseca e Virgílio de Melo Franco, e a Escola Estadual Lígia Maria Magalhães. Alimentos recebidos de doações foram distribuídos nas vilas Barraginha, Sapolândia e da Paz.
No combate à Covid-19, viaturas da Defesa Civil circulam pela cidade dando orientações à população. Também participa da desinfecção de vias com maior aglomeração. Foi feito o levantamento das pessoas em situação de rua, para entrega de cobertores e máscaras. Recentemente, a instituição reforçou sua frota, passando a contar com quatro veículos Renault Duster, um Gol, um Doblô e uma caminhonete S10.

Guarda Civil

Outro braço da Defesa Social, a Guarda Civil de Contagem reforçou sua tropa, nomeando em 2017 52 novos agentes aprovados em concurso. Também houve reforço no patrulhamento, com lançamento de quatro bases móveis (vans), equipadas com câmeras e com atuação conjunta de guardas em duas motocicletas. Toda a tropa tem porte de arma de fogo e foi a primeira corporação municipal de segurança pública a utilizar espingardas. De janeiro de 2017 a 20 de junho de 2020, a Guarda Civil atendeu 39.621 ocorrências. Na fiscalização das regras de enfrentamento ao Coronavírus, registrou 18.313 atendimentos de 21 de março a 20 de junho deste ano.
A Superintendência de Prevenção ao Uso de Drogas, por sua vez, promoveu 56 ações de prevenção ao uso de drogas desde 2017, com 15.730 pessoas beneficiadas, além de ações pela paz, Dia Internacional da Mulher, de Combate ao Trabalho Infantil, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, para a população em situação de rua, dentre outros temas. No início de 2020, recebeu e distribuiu mais de 10 toneladas de doações no período chuvoso.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar