25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadePrefeitura endurece fiscalização para conter o Coronavírus

Prefeitura endurece fiscalização para conter o Coronavírus

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A Prefeitura de Contagem endureceu as regras de combate à disseminação do Coronavírus e consequentemente intensificou a fiscalização das medidas estipuladas pelos Decretos Municipais. Nesta semana, a força-tarefa formada pela Guarda Civil e equipe de Posturas da Subsecretaria de Habitação, com apoio da Procuradoria-Geral do Município, passou a exigir que agências bancárias e casas lotéricas distribuam máscaras a todos os clientes. Um banco foi interditado e multado por não cumprir a lei.
Da mesma forma, estabelecimentos comerciais considerados essenciais, como supermercados, estão sendo cobrados quanto à distribuição de álcool gel para higiene das mãos e organização das filas, mantendo a distância mínima de dois metros entre as pessoas.A Guarda Civil também está atenta à aglomeração de pessoas nas ruas e espaços públicos para garantir o isolamento social tão solicitado pelas autoridades de saúde no mundo inteiro como medida fundamental contra a Covid-19.
Pessoas flagradas em grupo pela fiscalização estão sujeitas a multas e podem até ser conduzidas a uma delegacia de polícia, como prevê o Código Penal. “Pedimos à Guarda que cumpra o papel de orientação, representando o Poder Público no desafio que temos todos de conscientizar. Mas se for necessário ela tem o instrumento que compete aos agentes a função do cumprimento da lei”, destaca o prefeito Alex de Freitas.
Na última segunda-feira (13 de abril) uma agência bancária localizada na rua Coronel Camargos, Centro de Contagem foi interditada. O banco também foi multado em R$ 30 mil. As sanções foram aplicadas porque a instituição financeira não cumpriu a determinação de distribuir máscaras aos clientes, além de não disponibilizar um funcionário para organizar as filas. As regras são do Decreto 1.568, assinado pelo prefeito em 7 de abril.
Bancos e lotéricas aparecem no topo das reclamações e denúncias recebidas pela Guarda Civil de Contagem por não cumprimento de regras de combate à Covid-19.O comandante da corporação, Levi Sampaio, ressalta que a fiscalização foi intensificadapara garantir a segurança da população. “Percebemos que alguns bancos não estão cumprindo adequadamente as normas estabelecidas. Eles foram orientados sobre as regras de funcionamento e a partir de agora estamos lavrando multa e fazendo a interdição”.
Outra regra estipulada pelo Decreto 1.568 é que hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias e hortifrutigranjeiros disponibilizem um funcionário para higienizar com álcool 70% as mãos de todos os clientes que adentrarem os estabelecimentos. A Guarda Civil percorre toda a cidade para dar as devidas orientações aos comerciantes, além de fiscalizar a medida.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar