sábado, 27 julho

    Prefeitura endurece fiscalização para conter o Coronavírus

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    A Prefeitura de Contagem endureceu as regras de combate à disseminação do Coronavírus e consequentemente intensificou a fiscalização das medidas estipuladas pelos Decretos Municipais. Nesta semana, a força-tarefa formada pela Guarda Civil e equipe de Posturas da Subsecretaria de Habitação, com apoio da Procuradoria-Geral do Município, passou a exigir que agências bancárias e casas lotéricas distribuam máscaras a todos os clientes. Um banco foi interditado e multado por não cumprir a lei.
    Da mesma forma, estabelecimentos comerciais considerados essenciais, como supermercados, estão sendo cobrados quanto à distribuição de álcool gel para higiene das mãos e organização das filas, mantendo a distância mínima de dois metros entre as pessoas.A Guarda Civil também está atenta à aglomeração de pessoas nas ruas e espaços públicos para garantir o isolamento social tão solicitado pelas autoridades de saúde no mundo inteiro como medida fundamental contra a Covid-19.
    Pessoas flagradas em grupo pela fiscalização estão sujeitas a multas e podem até ser conduzidas a uma delegacia de polícia, como prevê o Código Penal. “Pedimos à Guarda que cumpra o papel de orientação, representando o Poder Público no desafio que temos todos de conscientizar. Mas se for necessário ela tem o instrumento que compete aos agentes a função do cumprimento da lei”, destaca o prefeito Alex de Freitas.
    Na última segunda-feira (13 de abril) uma agência bancária localizada na rua Coronel Camargos, Centro de Contagem foi interditada. O banco também foi multado em R$ 30 mil. As sanções foram aplicadas porque a instituição financeira não cumpriu a determinação de distribuir máscaras aos clientes, além de não disponibilizar um funcionário para organizar as filas. As regras são do Decreto 1.568, assinado pelo prefeito em 7 de abril.
    Bancos e lotéricas aparecem no topo das reclamações e denúncias recebidas pela Guarda Civil de Contagem por não cumprimento de regras de combate à Covid-19.O comandante da corporação, Levi Sampaio, ressalta que a fiscalização foi intensificadapara garantir a segurança da população. “Percebemos que alguns bancos não estão cumprindo adequadamente as normas estabelecidas. Eles foram orientados sobre as regras de funcionamento e a partir de agora estamos lavrando multa e fazendo a interdição”.
    Outra regra estipulada pelo Decreto 1.568 é que hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias e hortifrutigranjeiros disponibilizem um funcionário para higienizar com álcool 70% as mãos de todos os clientes que adentrarem os estabelecimentos. A Guarda Civil percorre toda a cidade para dar as devidas orientações aos comerciantes, além de fiscalizar a medida.

    spot_imgspot_img