20.1 C
Contagem
sexta-feira, maio 17, 2024
HomeCadernosCidadePrefeitura cria canal para tirar todas as dúvidas

Prefeitura cria canal para tirar todas as dúvidas

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1231 17 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1231 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Adriana Mascarenhas para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

A vida nunca prometeu glamour para Adriana Mascarenhas. Aos...

Câmara inaugura usina fotovoltaica

A Câmara de Contagem concluiu neste mês a instalação...

Teletrabalho no governo de Minas

Recuperação estrutural Os cerca de 8 mil servidores que trabalham...

Transcon aposta em ação inusitada

Conscientização Para a campanha do Maio Amarelo 2024, a Transcon...
Ir para Criarteweb

A partir desta quinta-feira (19), os moradores de Contagem contam com um serviço telefônico (teleatendimento) para tirar todas as dúvidas sobre a Covid-19. Por meio do número 3198-1535, as pessoas terão acesso 24 horas a informações repassadas por profissionais da Saúde, que foram treinados para lidar com as questões relacionadas ao Coronavírus.
O serviço foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo Ana Maria Viegas, referência técnica das Doenças Transmissíveis da SMS, o call center faz parte do plano de contingência elaborado pela Prefeitura para o enfrentamento à Covid-19. A especialista ressalta ser de extrema importância que as pessoas entrem em contato com o serviço telefônico antes de se dirigirem a uma unidade de saúde.
“Se a pessoa tiver algum sintoma de gripe, como febre, tosse, dor de garganta, cansaço, desconforto respiratório ou dificuldade para respirar, elas devem entrar em contato pelo número de telefone ou pedir alguém para fazê-lo. Qualquer outra dúvida em relação ao Coronavírus, as pessoas devem ligar. Ou ainda, se tiverem parentes em casa com os sintomas, podem ligar que os profissionais de Saúde vão passar as orientações e tirar as dúvidas e dizer se a pessoa precisa ir ou não a uma unidade de saúde”, explica.
Ana Maria Viegas destaca que as pessoas com sintomas leves de gripe não devem procurar os equipamentos de saúde públicos. “No atendimento telefônico, os profissionais vão indicar se a pessoa precisa procurar uma unidade de saúde ou não. Quanto menos as pessoas foram a uma unidade de saúde, melhor. A gente se protege e protege o outro. Porque se eu estiver doente, mas não estou grave, eu estarei transmitindo. E se eu não estiver doente, eu corro o risco de ser contaminado por alguém que esteja”, afirma.
Orientações – A referência técnica da Secretaria de Saúde aponta alguns cuidados que as pessoas têm de tomar em razão da pandemia. “A população tem que se cuidar, evitando a transmissão”.

Dicas

Ficar em casa

Sair de casa somente em caso de extrema necessidade e evitar aglomerações de pessoas

Manter o ambiente domiciliar ventilado

Lavar as mãos com água e sabão

Fazer uso do álcool gel diante da impossibilidade de poder lavar as mão com água e sabão

As pessoas que estão sadias não precisam usar máscaras

Evitar compartilhar objetos de uso pessoal (celulares, talheres, canetas).

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar