sábado, 27 julho

    Atendimento diferenciado nos prontos atendimentos

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Em função do enfrentamento ao coronavírus, os acolhimentos passaram a funcionar em formato diferenciado nos prontos atendimentos de Contagem. Desde o dia 20 de março, os cidadãos que procuram o PA Pediátrico, no Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, se deparam com as mudanças, que consistem na separação das recepções e consultórios para pessoas com sintomas respiratórios e sem estes sinais.
    Hoje, quem procura a unidade e apresenta um dos sintomas: febre, coriza, tosse, dor na garganta ou no corpo e/ou dificuldade de respirar, independente se a ida para o local foi por este motivo, será atendido na recepção do PA. Em seguida, será direcionada para consultórios de triagem e médico isolados e com acesso restrito de funcionários.
    Já as pessoas que não apresentam tais indícios gripais serão recepcionadas na portaria principal do CMI. O fluxo de assistência à saúde acontece dentro da unidade de forma que não ocorra contato entre os pacientes. “As medidas foram tomadas para evitar aglomeração e, consequentemente, a possível transmissão do Covid-19,” destacou o coordenador de enfermagem do PA Davidson Jácome.
    A mãe do pequeno Heitor de dois anos, Deise Moreira Rosa, ficou surpresa com a mudança, já que tinha vindo na unidade em outras ocasiões, porém, ficou satisfeita com o cuidado. “Meu filho está gripado e ficar junto de outras crianças não é bom, né. Aprovo esta conduta”.

    No PA Obstétrico é feita a triagem para atendimento

    No Pronto Atendimento Obstétrico, a separação para o atendimento também foi estabelecida na segunda-feira, 23. A recepção para atendimentos do público, exclusivamente feminino, ocorre no mesmo local, no entanto, foram instalados biombos para o direcionamento do acolhimento separadamente. Lá, também houve a divisão de consultórios de enfermagem e obstétrico para as pessoas que apresentam sintomas respiratórios ou não, em espaços diferentes. “Estamos preocupados em manter o acolhimento de forma segura para todos neste momento”, comentou a coordenadora do PA Obstétrico, Priscila Aparecida Miranda de Oliveira.
    Neste momento de pandemia, é importante que a população procure as unidades de saúde em casos de real necessidade, evitando-se assim uma possível contaminação e mantendo o isolamento social como a principal ferramenta de prevenção ao COVID-19.
    Todas as ações seguem o Plano de Contingência do Municipal que está embasado nas diretrizes da Secretaria de Estado e Ministério da Saúde.
    UPA SEDE – Outra unidade que teve mudanças no atendimento a população foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) SEDE, no Centro de Contagem. O local foi equipado, com 18 leitos que são destinados aos pacientes com suspeita de coronavírus e encaminhados conforme protocolo municipal pelas demais UPA’s e atenção básica.
    No último domingo (22/03), os profissionais da unidade passaram por treinamento, para atuar na UPA Sede com relação ao COVID-19.
    Os Contagenses que costumeiramente buscam atendimento no local serão orientados por funcionários a procurar a unidade de saúde mais próxima.

    spot_imgspot_img