25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeAtendimento diferenciado nos prontos atendimentos

Atendimento diferenciado nos prontos atendimentos

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Em função do enfrentamento ao coronavírus, os acolhimentos passaram a funcionar em formato diferenciado nos prontos atendimentos de Contagem. Desde o dia 20 de março, os cidadãos que procuram o PA Pediátrico, no Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, se deparam com as mudanças, que consistem na separação das recepções e consultórios para pessoas com sintomas respiratórios e sem estes sinais.
Hoje, quem procura a unidade e apresenta um dos sintomas: febre, coriza, tosse, dor na garganta ou no corpo e/ou dificuldade de respirar, independente se a ida para o local foi por este motivo, será atendido na recepção do PA. Em seguida, será direcionada para consultórios de triagem e médico isolados e com acesso restrito de funcionários.
Já as pessoas que não apresentam tais indícios gripais serão recepcionadas na portaria principal do CMI. O fluxo de assistência à saúde acontece dentro da unidade de forma que não ocorra contato entre os pacientes. “As medidas foram tomadas para evitar aglomeração e, consequentemente, a possível transmissão do Covid-19,” destacou o coordenador de enfermagem do PA Davidson Jácome.
A mãe do pequeno Heitor de dois anos, Deise Moreira Rosa, ficou surpresa com a mudança, já que tinha vindo na unidade em outras ocasiões, porém, ficou satisfeita com o cuidado. “Meu filho está gripado e ficar junto de outras crianças não é bom, né. Aprovo esta conduta”.

No PA Obstétrico é feita a triagem para atendimento

No Pronto Atendimento Obstétrico, a separação para o atendimento também foi estabelecida na segunda-feira, 23. A recepção para atendimentos do público, exclusivamente feminino, ocorre no mesmo local, no entanto, foram instalados biombos para o direcionamento do acolhimento separadamente. Lá, também houve a divisão de consultórios de enfermagem e obstétrico para as pessoas que apresentam sintomas respiratórios ou não, em espaços diferentes. “Estamos preocupados em manter o acolhimento de forma segura para todos neste momento”, comentou a coordenadora do PA Obstétrico, Priscila Aparecida Miranda de Oliveira.
Neste momento de pandemia, é importante que a população procure as unidades de saúde em casos de real necessidade, evitando-se assim uma possível contaminação e mantendo o isolamento social como a principal ferramenta de prevenção ao COVID-19.
Todas as ações seguem o Plano de Contingência do Municipal que está embasado nas diretrizes da Secretaria de Estado e Ministério da Saúde.
UPA SEDE – Outra unidade que teve mudanças no atendimento a população foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) SEDE, no Centro de Contagem. O local foi equipado, com 18 leitos que são destinados aos pacientes com suspeita de coronavírus e encaminhados conforme protocolo municipal pelas demais UPA’s e atenção básica.
No último domingo (22/03), os profissionais da unidade passaram por treinamento, para atuar na UPA Sede com relação ao COVID-19.
Os Contagenses que costumeiramente buscam atendimento no local serão orientados por funcionários a procurar a unidade de saúde mais próxima.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar