19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeTrincheira do Bernardo Monteiro

Trincheira do Bernardo Monteiro

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Miguel Moreira, de 77 anos, mora no centenário Bernardo Monteiro há 41 e é um dos fundadores do bairro. Ele está entre as 30 mil pessoas que serão diretamente beneficiadas pela construção de uma trincheira na Via Expressa, próximo à Refinaria Gabriel Passos (Regap). A trincheira do Bernardo Monteiro faz parte do complexo viário chamado Via das Indústrias, que facilitará o acesso aos centros histórico (Sede) e comercial (Eldorado) de Contagem. A previsão é a que as obras sejam finalizadas em março de 2020.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), diariamente transitam pela Via Expressa até 100 mil veículos. Com as obras, o deslocamento entre Contagem, Belo Horizonte e Betim será desafogado, com a criação de mais uma opção para os motoristas. O coordenador de Obras de Mobilidade da Transcon, o engenheiro Fernando Gardini, reforça que a construção da trincheira faz parte de um conjunto de intervenções que vêm sendo executadas para melhorar a mobilidade da cidade, para quem usa veículo particular ou o transporte público.
“Estamos implementando obras muito importantes na cidade. O Complexo Viário do Beatriz está caminhando a todo vapor e o Viaduto das Américas será entregue no próximo mês. Também temos os terminais de integração de passageiros Petrolândia, que já está praticamente pronto, e o Ressaca, com obras já iniciadas. Tudo isso vai desafogar não só o trânsito do centros histórico e comercial, mas de todo o município. Toda a cidade será beneficiada”.
Em reunião na sede da Associação dos Moradores do Bairro Bernardo Monteiro (Ascobem) foram apresentadas informações sobre a construção da trincheira, já iniciada. Foi uma oportunidade para esclarecimentos, reunindo representantes da Prefeitura de Contagem, do grupo PHV Engenharia e de quem mora na região. A trincheira é uma demanda de 20 anos.
A Via das Indústrias terá mais de 25 quilômetros de extensão e está sendo viabilizada por meio de investimentos da iniciativa privada e convênios que envolvem as prefeituras de Contagem e Betim. A primeira fase das obras foi iniciada em novembro de 2018. A etapa mais recente, de construção da margem da Via Expressa de Contagem, sentido Betim, teve início na última segunda-feira, 16 de setembro.
Para Miguel Moreira, a trincheira do Bernardo Monteiro é “um sonho prestes a ser concretizado”. “Minha casa fica bem na esquina de uma região que recebe um tráfego muito pesado de veículos, inclusive carretas. Já melhorou muito com a chegada do asfalto, e com a trincheira vai melhorar ainda mais”, disse.
O presidente da Ascobem, Ronaldo Paulo da Silva, afirma que com a trincheira mais investimentos serão atraídos para a região. “Moro aqui desde que nasci, há 41 anos, e posso testemunhar que essa é uma luta antiga. É uma satisfação vermos que a Prefeitura de Contagem e a PHV estão preocupadas em dar uma satisfação para a comunidade. Essa obra vai gerar empregos e a instalação de muitos comércios e indústrias na região”, avalia.

A etapa mais recente, de construção da margem da Via Expressa de Contagem, sentido Betim, teve início na última segunda-feira, 16 de setembro

Mais uma opção de deslocamento

Muitos bairros e vilas da regional Sede serão beneficiados com a obra. Além do Bernardo Monteiro, o Bela Vista, Canadá, Capelinha, Fonte Grande, Jardim Piemonte, Renascer, Riacho, Santa Helena e Vila Itália. Entre os benefícios, o diretor de Planejamento de Trânsito da Transcon, Alexander David da Silva, destaca que quem vive na Sede poderá seguir para Belo Horizonte diretamente pela Via Expressa. “Contagem acaba absorvendo trânsito que é de passagem entre municípios. A obra vem para desafogar o Bernardo Monteiro e bairros próximos. Essas pessoas terão uma opção a mais para se deslocar”, explica.
O engenheiro da empresa PHV e responsável pela obra da trincheira do Bernardo Monteiro, Victor Leite, detalha as obras da Via das Indústrias. “Para entrarmos na execução da trincheira precisávamos das alças prontas, para podermos fazer essa operação de trânsito e causar o menor impacto possível a todas as pessoas que passam por ali, diariamente. Nós já executamos o trecho da Via Expressa até o primeiro ponto de intervenção com a linha férrea. Esse trecho já está pronto, foi feito com pavimento rígido, que tem uma qualidade melhor e é mais durável”.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar