sexta-feira, 26 julho

    Alertas de eventos críticos

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Alertas de temporais, chuvas de granizo, rajadas de vento intensas e tornados serão informados com mais rapidez pelo Governo de Minas à população. Foi oficializada nesta segunda-feira (23/9), uma nova parceria entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), com integração de suas respectivas equipes em um único local, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O centro fica no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e reúne ainda outros órgãos de defesa.
    Na oportunidade, foi lançado também o novo sistema de envio de alertas por meio da TV a cabo, fruto de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Cedec e municípios.
    A integração no CICC é uma iniciativa pioneira, que coloca Minas como primeiro estado brasileiro a promover o trabalho conjunto entre as agências, 24 horas por dia. Com a mudança física e estrutural e o uso da previsão de curtíssimo prazo (chamada de Nowcasting), o processo de envio de mensagens de SMS, via celular, com os avisos de eventos críticos, será otimizado.
    Como funciona – Lançado em 2017, o sistema de envio de alertas por SMS, agora otimizado pelo Governo de Minas, é um serviço gratuito oferecido pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Os alertas são enviados sempre que são identificadas situações de riscos em função de desastres naturais.
    Para se cadastrar e receber os alertas, o cidadão precisa enviar uma mensagem de texto, informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

    spot_imgspot_img