26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosGeralAlertas de eventos críticos

Alertas de eventos críticos

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Alertas de temporais, chuvas de granizo, rajadas de vento intensas e tornados serão informados com mais rapidez pelo Governo de Minas à população. Foi oficializada nesta segunda-feira (23/9), uma nova parceria entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), com integração de suas respectivas equipes em um único local, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O centro fica no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e reúne ainda outros órgãos de defesa.
Na oportunidade, foi lançado também o novo sistema de envio de alertas por meio da TV a cabo, fruto de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Cedec e municípios.
A integração no CICC é uma iniciativa pioneira, que coloca Minas como primeiro estado brasileiro a promover o trabalho conjunto entre as agências, 24 horas por dia. Com a mudança física e estrutural e o uso da previsão de curtíssimo prazo (chamada de Nowcasting), o processo de envio de mensagens de SMS, via celular, com os avisos de eventos críticos, será otimizado.
Como funciona – Lançado em 2017, o sistema de envio de alertas por SMS, agora otimizado pelo Governo de Minas, é um serviço gratuito oferecido pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Os alertas são enviados sempre que são identificadas situações de riscos em função de desastres naturais.
Para se cadastrar e receber os alertas, o cidadão precisa enviar uma mensagem de texto, informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar