24.4 C
Contagem
quinta-feira, junho 13, 2024
HomeCadernosCidadeTerminal Petrolândia

Terminal Petrolândia

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

O prefeito Alex de Freitas visitou na última quinta-feira 25 de julho, as obras do Terminal de Integração Petrolândia para acompanhar o desenvolvimento da construção. Com execução iniciada em fevereiro, as intervenções estão em nível avançado e as três plataformas ganharam formato e estrutura. O Terminal é uma das melhorias propostas pelo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Acompanhado do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, o prefeito comentou que gostou do trabalho realizado no canteiro de obras da edificação. “Estou muito feliz com a andamento das obras. Estou ansioso para entregar esse grande benefício para a população. A informação que tenho é que as outras obras de mobilidade também estão bastante adiantadas”, afirmou.
O presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, frisou a agilidade na execução do projeto. “Temos a intenção de entregar essa obra no final desse ano para ser operada já em dezembro. Nesse momento, estamos finalizando a parte estrutural da cobertura. A previsão é que, nesta semana que vem, a gente possa cobrir essa parte das plataformas metropolitanas e municipal”, explicou.

Terminais formarão o Corredor Leste-Oeste

O Terminal de Integração Petrolândia somado ao Terminal de Integração Ressaca, também em fase de edificação, formará o Corredor Leste-Oeste, que vai conectar as duas regiões homônimas e também beneficiar a regional Nacional.
Com o cronograma de construção antecipado, o Terminal de Integração Petrolândia deve ser entregue ainda esse ano. Por lá passarão 11 linhas do transporte coletivo municipal. As linhas serão divididas em cinco alimentadoras, cinco interterminais e uma troncal. Os pontos de parada serão na plataforma de integração municipal. As linhas metropolitanas terão uma plataforma exclusiva para embarque e desembarque. As duas plataformas já foram estruturadas e aguardam a cobertura de aço.
Uma terceira plataforma está em construção. Esse espaço será de apoio para funções administrativas. Uma pequena área de estacionamento também será implantada no local. A circulação dos usuários se dará em plataformas elevadas. Uma medida que trará mais segurança e facilidade no embarque, desembarque e circulação dos ônibus. As plataformas serão adaptadas conforme determina a Lei Federal 10.098/2000, também conhecida como Lei de Acessibilidade. As rampas de acesso, os banheiros acessíveis e a sinalização tátil para pessoas com deficiência visual vão seguir as especificações dessa legislação.
Localizado na Via Expressa de Contagem, próximo à entrada do bairro Petrolândia, o terminal homônimo terá acesso pela Via Expressa, nos dois sentidos de tráfego, e pela rua Acetona, no Petrolândia. Além disso, fará conexão com o novo Viaduto Petrolândia e também com o Viaduto Renato Azeredo. Os investimentos são da ordem de R$ 8.424.113,17, custeados pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar