26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeColunasArtigo108 anos de emancipação de Contagem

108 anos de emancipação de Contagem

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Relembrando antiga batalha política que se redundou na reconquista de sua independência, é oportuno e interessante discorrer so- bre sua verdadeira história: conta-se que em 1938, o então Governador, rebaixou o município à condição de Vila Distrital de Betim, sob a alegação de que CONTAGEM não possuía recursos suficientes para manter-se na condição de município. Mas, diziam as más línguas que a iniciativa do Governador foi tomada por ressentimento. Ele estava de viagem marcada para Esmeraldas, e antes mandou aviso ao prefeito de CONTAGEM dizendo que permaneceria na Estação Bernardo Monteiro por uma hora, mais ou menos, e que o prefeito deveria estar lá com o povo para recebê-lo. Não se sabe por que o prefeito faltou e,o Governador que esperava ser recepcionado com a “furiosa” banda de música e tudo mais, se viu obrigado a permanecer na companhia do chefe da estação por mais de uma hora a espera da Comitiva Municipal e da população que lá não se compareceram. Indignado, seguiu viagem para Esmeraldas, antes bufando e demonstrando sua decepção e humilhação. Ao retornar à capital, um dos primeiros atos foi rebaixar CONTAGEM a condição de Vila Distrital de Betim.
Essa situação durou até 1949 quando um grupo de notáveis se encarregou de revertê-la. Ocasião em que foi feito um pacto entre os dois maiores partidos da época: União Democrática Nacional – UDN, e Partido Social Democrático – PSD, que apesar de adversários “ferrenhos” tiveram que se unir para conseguirem desmembrar a Vila Distrital de Betim à anterior condição de município, que agora, no dia 30 de agosto do ano em curso, completa 108 anos de emancipação.
CONTAGEM já foi o maior município interiorano do estado de Minas Gerais em população, produtividade industrial e arrecadação tributária. Continua sendo um dos grandes municípios brasileiros comprometido com a ecologia e outras vertentes na busca do bem social coletivo que, evidentemente, depende do crescente desenvolvimento sustentável.
E quando se trata da preservação da memória de um povo, é fundamental para que as pessoas busquem sua origem não ignorando a história de sua família e de seu município. Espaços como a igreja de São Gonçalo e seu entorno cultural; a estação ferroviária Bernardo Monteiro, a Casa de Cacos, os Parques Ecológicos, a valiosa comunidade dos Arturos e outros exemplos de patrimônios que devem ser valorizados e preservados como referências para nossa laboriosa população.
A história de CONTAGEM precisa ser divulgada e conhecida pela juventude estudantil, para que o contagense, desde criança, comece a sentir orgulho do seu município. Dessa forma as escolas da rede municipal, estadual e privada estarão prestando mais uma grande contribuição, fortalecendo a identidade da cidade e de seu povo.
Óbvio e Indubitável: quem desconhece e menospreza suas origens deixa de ser de algum lugar para ser de lugar nenhum…

Alberto de Andrade SilvaComendador Grãcruz da Ordem do Mérito Educação e Integração. Cidadão Honorário de Contagem e Membro de várias Instituições de Cunho Social – alas.pafis@gmail.com

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar