15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeColunasEditorialInício de ano difícil

Início de ano difícil

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

O mês de dezembro costuma ser recebido com muita alegria, mas entre uma comemoração e outra, é preciso se preparar para as despesas que chegam com o ano novo. Logo em janeiro, as famílias são bombardeadas com gastos como matrícula e compra de material escolar, além de IPTU e IPVA. Mas é possível se programar para não entrar na espiral do endividamento.
Prefira sempre pagar suas contas à vista. Mas se você está com muitas dívidas e pretende atrasar o pagamento das despesas, a dica é tentar renegociar ou atrasar aquela conta que acarreta menos problemas.

O IPVA é uma das contas que podem ser deixadas para pagar a prazo. Alguns especialistas, aliás, acreditam que não vale a pena ficar com o bolso apertado para pagar o imposto em parcela única, se o desconto para o pagamento à vista (oferecido por alguns estados) não for maior que 8%. Da mesma maneira que o IPVA, o valor do IPTU, por ser baixo, vale mais a pena pagar à vista, com desconto. O pagamento pode ainda ser parcelado.

Com relação às despesas com a escola, dificilmente é possível parcelar a matrícula, mas o material escolar, sim. Faça orçamento em 2 ou 3 lojas e verifique condições melhores de parcelamento. Se você tiver dinheiro para pagar à vista, a dica é fazer uma pesquisa em várias lojas e comprar os itens em lugares diferentes, com preços menores.
Algumas escolas exigem que o material escolar seja comprado no próprio estabelecimento ou em alguma loja específica. Na prática, essa exigência não tem valor legal. De acordo com o Procon, é obrigação da escola fornecer a lista de material para os pais comprarem em qualquer lugar.

Evite ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados.

Concluindo: todo ano há sempre as mesmas despesas. Você já sabe quais são as contas que vão lhe tomar o dinheiro no início do ano. Então, por que não se preparar? Comece a pesquisar desde já os descontos que elas terão, caso você faça o pagamento à vista. Às vezes, 5% a 10% já fazem uma boa diferença no somatório total. Imagine, então, se esse desconto alcança 20%, como é o caso do IPTU em algumas cidades.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar