15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeCadernosCidadePrefeitura implanta SIT

Prefeitura implanta SIT

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

A Secretaria Municipal de Fazenda apresentou aos servidores da Prefeitura, o Sistema de Informações Territoriais (SIT). Por meio dessa ferramenta, informações georreferenciadas dos imóveis de Contagem passam a ser integradas num único ambiente eletrônico, permitindo o melhor acesso da administração municipal.

O SIT está ancorado no geoprocessamento das bases de dados, tendo como produtos a Planta Genérica de Valores (PVG) e o cadastro multifinalitário (sistema de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana), com a integração dos processos. A base de todo o trabalho é o georreferenciamento.

Segundo o secretário de Fazenda, Gilberto Silva Ramos, além de funcionar como provedor de dados e informações para as diferentes ações da administração municipal – especialmente por produzir indicadores responsáveis pela gestão das áreas sociais, como educação e saúde – o SIT irá garantir a justiça tributária na cobrança do IPTU, pois terá informações que retratam a realidade dos imóveis de Contagem.

Vamos mapear todas as informações para que a população possa pagar o IPTU de forma justa. A PVG será usada para calcular os valores a serem cobrados, ou seja, garantir que os imóveis situados na mesma zona homogênea tenham as mesmas bases para cálculo do valor do tributo. Daí a importância do Sistema de Informações Territoriais, disse o secretário ao abrir a apresentação do SIT aos servidores da prefeitura.

Para a construção da PVG foi firmado um convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Durante o evento, a professora e doutora em Economia pela UFV, Rosiane Maria Lima, apresentou a metodologia de trabalho que está sendo adotada, que se sustenta no modelo de regressão espacial, ou seja, leva em conta as características e a localização geográfica do imóvel, gerando resultados mais confiáveis.
Os trabalhos contam com a participação da Comissão Especial de Análise e Revisão da Planta de Valores Genéricos do Município. Integram essa Comissão representantes da Câmara, das Secretarias de Fazenda, de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano, além de dois representantes da sociedade civil. O objetivo é dar transparência às atividades.
O SIT terá inúmeras aplicações, que vão desde o mapeamento das áreas de risco ambiental até a identificação de demandas para instalação de escolas e postos de saúde, por exemplo, facilitando o planejamento urbano, especialmente por funcionar como um alicerce para implementação do Plano Diretor do município.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar