15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeColunas5sAs latas de cerveja e as ideias

As latas de cerveja e as ideias

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

No final dos anos 1970, a empresa japonesa Canon definiu a meta de criar uma copiadora de baixo custo e que não dependesse de manutenção de técnicos especializados. Assim poderiam vendê-la para residências e pequenos escritórios espalhados por todo o mundo.
Um grande desafio foi desenvolver o cilindro do cartucho de toner. Como este cartucho seria descartável, seus componentes tinham que ser baratos e com garantia de qualidade. Uma empreitada de “esquentar” a cabeça.
Para “refrescar”, pediram cerveja.
Com a cabeça cheia de tentativas de solucionar problemas, o lider da equipe, Hiroshi Tanaka, mirou a embalagem e perguntou:
– Qual o custo de fabricação dessa lata de cerveja?*
Resultado: inspiraram-se na tecnologia da fabricação da lata de cerveja para produzir o cilindro de alumínio da copiadora.
Para que essas coisas aconteçam, é preciso definir sonhos e metas e colocá-los lá na frente. Isto feito, nossos consciente e inconsciente procurarão meios de chegar lá. E os recursos são fartos, mas estão misturados em obstáculos e dificuldades.
O 5S serve para limpar o caminho e tornar o percurso mais leve e objetivo.
Praticando o 5S** no dia a dia, sua percepção de oportunidades ficará mais apurada e terá mais habilidade para superar os desafios. E sem ressaca.
Ob.: o personagem da direita foi inspirado em um motorista de taxi que não tinha dinheiro para pagar novamente o exame para renovar a carteira. Como bebia muito, tremeu durante o primeiro exame.

* Você pode ler mais sobre esta história no livro Criação do Conhecimento na Empresa, de IkujiroNonaka e HirotakaTakeuchi, pela Editora Campus, páginas 161 a 173.
** Esta tira em quadrinhos é primeira dica da cartilha Cada Vez Melhor, que orienta a estudantes e trabalhadores o 5S Semanal para melhoria contínua .

Wagner Matias de Andrade – www.5s.com.br

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar