Cerca de 250 estudantes, do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Heitor Villa Lobos participaram de uma palestra que abordou o risco do uso de cerol e da linha chilena. Durante uma hora, um bombeiro militar da reserva falou sobre os perigos que as linhas cortantes podem trazer à população.
Os acidentes mais comuns estão relacionados aos motociclistas. Dados do corpo de bombeiros apontam que neste período do ano, em que é comum a prática de soltar pipas, por semana na região metropolitana, aproximadamente dois motociclistas são feridos por cerol ou linha chilena. 100% desses acidentes são graves e podem ser fatais.
Geralmente o adolescente não tem consciência das consequências em soltar pipa com cerol ou linha chilena e nessas palestras temos a missão de orientar esses jovens. Para se ter uma ideia, o corte de uma artéria pode fazer a pessoa falecer em cinco minutos, antes da chegada do socorro,
explicou Rogério Rocha, bombeiro militar da reserva.
Na palestra, encontramos um adolescente que utiliza cerol para soltar pipa. O jovem, de 13 anos disse que não sabia dos riscos. Agora, consciente do perigo, afirmou que não quer mais saber de utilizar cerol. “A brincadeira de cortar a pipa do amigo é legal, mas realmente pode trazer perigos para quem está de na rua”, destacou.
O encontro foi uma promoção da Moto Fest, da Economy Clube de Benéficos em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Regional Riacho, e da e o apoio da escola, por meio do diretor Rogério Lopes.