Os parlamentares do PT foram anunciados para fazerem seus pronunciamentos durante Reunião Ordinária de Plenário, na terça-feira (17/04) com sobrenome Lula incluído em seus nomes parlamentares, numa referência ao ex-presidente Lula, preso após condenação pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O painel de votação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já exibe as alterações, que foram solicitadas por todos os membros do partido, por meio de requerimentos à Mesa da Assembleia.
O apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso no último dia 7, foi considerado pelo deputado Rogério Correia como uma homenagem e um ato de resistência contra a prisão de Lula, que teria sido movida por interesses políticos e que não se encontraria assentada em provas.
Já o deputado Gustavo Corrêa (DEM) apresentou questão de ordem para questionar a incorporação do nome de Lula à assinatura política dos parlamentares petistas no painel da ALMG. Ele alega que o Parlamento estaria sendo usado como “propaganda política.