O eleitorado brasileiro cresceu 6,21%, desde as últimas eleições de 2018, com eleitores e eleitoras, distribuídos em 5.570 cidades, e 181 cidades no exterior, totalizando 496.512 seções eleitorais distribuídas em 2.637 zonas eleitorais.
Segundo o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, os números são “efetivamente impressionantes” e demonstram o poder da cidadania, com dados que indicam o maior eleitorado cadastrado da história do Brasil.
Através dos dados divulgados, o TSE, mostra o empenho e seriedade no desempenho das funções de organizar, preparar e realizar as eleições fundamentais para o Estado Democrático de Direito e para a própria democracia, através da justiça eleitoral exercida há 90 anos.
Há 25 anos, o sistema de voto eletrônico, implantado através da urna eletrônica, é seguro, transparente e totalmente auditável, sendo respeitado e reconhecido por líderes de países de todo o mundo. As urnas eletrônicas não são conectadas à internet, e garantem toda segurança e segredo do voto.
Em 2022, as mulheres são a maioria do eleitorado, com 52,65%, sendo 82.373.164 brasileiras aptas a irem às urnas na eleição democrática do dia 02 de Outubro, para escolher Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Estadual, e Deputado Federal.
As propagandas eleitorais podem iniciar a partir do dia 16 de Agosto, e acontecem até um dia antes da eleição. Todos os candidatos devem estar inscritos no T R E, com o CNPJ de campanha, que deve estar identificado em todo material de divulgação.