Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude reuniu dezenas de pessoas no Ginásio do Tropical na última sexta-feira (29/4). Estavam presentes professores e alunos do “Contagem Ativa”, funcionários da secretaria e convidados. Os amantes da dança participaram de um aulão e apreciaram apresentações de dança do ventre e danças sobre rodas, do Projeto “Entre Rodas & Rosas”.
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança – CID da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco. O dia 29 de abril foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo, também esteve presente no Ginásio. “Quando assumi a Secretaria, a orientação foi de pluralizar a oferta da política pública de esporte e saúde, transformando em uma cidade efetivamente de todos e todas. É importante que as pessoas entendam que todas as atividades esportivas são fundamentais para a vida, para a socialização, saúde e para a educação. E é isso que tem sido nosso norte. Estamos aqui hoje não só para dançar e exercitar, estamos fazendo história e vocês nos ajudando a construir um novo modelo de esporte e lazer para a cidade”.
Fundado em 2017, em Contagem, o Projeto “Entre Rodas & Rosas” proporciona oportunidades de socialização e desenvolvimento da mulher com deficiência, por meio de acesso a atividades de inclusão e lazer. A idealizadora do projeto, Raquel Torres, que também é fotógrafa, membro do Conselho da Pessoa com Deficiência de Contagem e atuante na Secretaria de Esporte e Lazer, disse que a inclusão da pessoa com deficiência na comemoração do Dia Internacional da Dança é um marco em Contagem. “O projeto se sente acolhido com este evento. Contagem está se afirmando como o governo da inclusão. Estamos nos sentindo realizados. É este o caminho! Passo a passo”, alega.
José Maia dos Santos, 62 anos, foi um dos dançarinos. “Tivemos hoje um evento fantástico. Dançantes em cadeiras de rodas e dançantes convencionais, juntos, em uma explosão de alegria. Parabéns a todos da secretaria que contribuíram para o verdadeiro sentido de uma Contagem mais inclusiva”, disse. Maia também afirma que, para ele, a dança é o verdadeiro sentido da democracia. “Todos podem dançar, seja movimentando o corpo todo ou simplesmente o olhar. Dançar, além de atividade física, é uma verdadeira ‘massagem no nosso ego’, elevando ainda mais a autoestima da pessoa, independentemente de sua movimentação”.