Patrimônio
A restauração da Casa de Cacos, construída com fragmentos de louças pelo geólogo aposentado Carlos Luiz de Almeida em 1963, entrou no terceiro mês, com avanços nas etapas de recuperação arquitetônica e na parte elétrica do museu.
De acordo com o subsecretário de manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, Jaci Cota Teixeira, os tetos, portas e janelas da casa já foram restaurados e a instalação elétrica interna está bem adiantada.
“Em breve começaremos a execução da fundação do anexo que ficará nos fundos do terreno. Para a restauração de algumas esculturas foi preciso recorrer aos cemitérios de peças antigas para encontrar as cerâmicas necessárias. Mas a estrutura da casa é sólida, somente alguns cacos instalados em certos pontos se apresentam frágeis. Com tudo, todas as partes da casa estão sendo restauradas”, explicou o subsecretário.
O anexo que será construído nos fundos do terreno vai reunir área de café e espaço de convivência para receber os visitantes. A execução da obra é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a empresa responsável pela restauração do imóvel tombado. A previsão é que a obra seja concluída até abril de 2022.
Segundo a Semobs, os investimentos para a restauração são da ordem de R$ 2,4 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A empresa Restaurare Construtora Ltda, vencedora do certame, é a responsável pela execução da obra.