Para não atrasar o cronograma de obras viárias essenciais que irão melhorar a mobilidade da população contagense, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Manutenção Urbana (Semobs), adotou as medidas de segurança necessárias à proliferação da Covid- 19 e vem aproveitando a quarentena, período em que há menor fluxo de trânsito, para viabilizar intervenções importantes.
Uma delas é a obra de requalificação da VM5, que foi iniciada nesta quarta-feira (1/4). A VM5 é um importante corredor de trânsito que liga a regional Sede à Ressaca.
Para sua execução serão investidos cerca de R$ 5 milhões. A obra compreende o recapeamento de 1,2 quilômetro da BR-040 até a empresa Alimenta, com duplicação do trecho de 500 metros entre a rotatória da Alimenta e o cruzamento com as ruas Hibisco, Gardênia e Vereador Joaquim Costa. As intervenções na via devem ser concluídas em até 6 (seis) meses.
Mais de 100 empresas serão beneficiadas, impactando diretamente na circulação de 25 mil veículos por dia. O trecho contará também com nova iluminação e sinalização, que trará mais segurança a motoristas, passageiros e pedestres.
De acordo com o engenheiro responsável Leonardo Lopes, as intervenções de infraestrutura/urbanização facilitarão a mobilidade entre as regionais Ressaca e Eldorado e poderão atrair novos investimentos para a região.
Também serão instaladas lâmpadas de LED neste corredor de trânsito, além das obras de duplicação dos viadutos das Américas 2 e da Ceasa e a construção do viaduto Teleférico. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 37,5 milhões nas intervenções, localizadas na regional Ressaca.