O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), anunciou nesta quarta-feira (1/4), mais uma importante medida de enfrentamento à disseminação do coronavírus no Estado. Durante entrevista coletiva, em formato virtual, Agostinho Patrus confirmou a destinação de cerca de R$ 300 milhões ao setor de saúde de Minas Gerais – é o maior investimento do poder público, até o momento, em ações de prevenção e combate à Covid-19.
O valor refere-se às emendas impositivas dos 77 deputados e deputadas que compõem o Parlamento mineiro – são indicações de valores feitas pelos parlamentares ao Orçamento do Estado. O projeto foi entregue por Agostinho Patrus, nesta quinta-feira (2/4), ao governador Romeu Zema. A matéria, que trata da realocação dos recursos de emendas, permite, ainda, que o Estado disponibilize crédito especial para entidades que desenvolvem ações ligadas ao combate à pandemia.
De acordo com o presidente da ALMG, cerca de 600 municípios mineiros serão diretamente beneficiados com recursos para investimentos nos serviços de saúde, o que inclui compra de equipamentos e o custeio das atividades. O pagamento será feito em caráter imediato, conforme acordo feito junto ao Executivo. “É um investimento importante, não só pelo valor expressivo mas, principalmente, pela capilaridade.