sábado, 7 setembro

    Prefeitura decreta situação de emergência para atendimento às vítimas da chuva

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Por causa dos estragos causados pelo temporal que castigou Contagem no último domingo (19), a Prefeitura decretou situação de emergência para agilizar a captação de recursos destinados aos reparos e atendimento às famílias afetadas. O prefeito Alex de Freitas assinou o decreto após se reunir com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves. Também estavam presentes o secretário de Defesa Social de Contagem, Décio Camargos, o chefe do Gabinete Militar do governo de Minas e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Sousa, e o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho Pereira.

    “O prefeito reconheceu a situação emergencial e o decreto vai possibilitar a criação de um plano de trabalho para que o governo federal libere recursos para o Município. Será um complemento ao socorro que está sendo prestado pela Prefeitura, com liberação de verba para reconstrução das vias e atendimento às pessoas atingidas”, explicou o coronel Alexandre Lucas. Ainda não foi definido o valor do repasse.

    Ele ressaltou que o temporal do último domingo, com volume de mais de 100 milímetros em menos de 40 minutos, foi um “fenômeno raro, que acontece a cada mil anos”. “Sabemos que o desastre foi causado por um fenômeno da natureza e o cenário é muito triste, mas o momento é de unirmos forças para trazermos de volta a esperança do contagense”.

    Alex de Freitas reiterou que o apoio federal possibilitará uma resposta mais rápida da Prefeitura à população atingida. “Vai ajudar demais o povo, que tem sofrido tanto com as chuvas durante anos. Acredito que até o final de amanhã (dia 21) teremos novas respostas. Vamos trabalhar firmes para dar essa resposta a quem perdeu tudo”.

    Segundo o prefeito, ações de longo e médio prazos também serão traçadas com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

    spot_imgspot_img