segunda-feira, 22 julho

    Prefeitura decreta situação de emergência para atendimento às vítimas da chuva

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    Por causa dos estragos causados pelo temporal que castigou Contagem no último domingo (19), a Prefeitura decretou situação de emergência para agilizar a captação de recursos destinados aos reparos e atendimento às famílias afetadas. O prefeito Alex de Freitas assinou o decreto após se reunir com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves. Também estavam presentes o secretário de Defesa Social de Contagem, Décio Camargos, o chefe do Gabinete Militar do governo de Minas e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Sousa, e o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho Pereira.

    “O prefeito reconheceu a situação emergencial e o decreto vai possibilitar a criação de um plano de trabalho para que o governo federal libere recursos para o Município. Será um complemento ao socorro que está sendo prestado pela Prefeitura, com liberação de verba para reconstrução das vias e atendimento às pessoas atingidas”, explicou o coronel Alexandre Lucas. Ainda não foi definido o valor do repasse.

    Ele ressaltou que o temporal do último domingo, com volume de mais de 100 milímetros em menos de 40 minutos, foi um “fenômeno raro, que acontece a cada mil anos”. “Sabemos que o desastre foi causado por um fenômeno da natureza e o cenário é muito triste, mas o momento é de unirmos forças para trazermos de volta a esperança do contagense”.

    Alex de Freitas reiterou que o apoio federal possibilitará uma resposta mais rápida da Prefeitura à população atingida. “Vai ajudar demais o povo, que tem sofrido tanto com as chuvas durante anos. Acredito que até o final de amanhã (dia 21) teremos novas respostas. Vamos trabalhar firmes para dar essa resposta a quem perdeu tudo”.

    Segundo o prefeito, ações de longo e médio prazos também serão traçadas com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

    spot_imgspot_img