sexta-feira, 12 julho

    UBS reaberta na Vila Pérola

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A partir de 22 de outubro, a comunidade do bairro Vila Pérola, na Regional Ressaca, contará com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reformada e com todas as condições de acessibilidade.Os serviços médicos voltam a ser prestados na rua Campina Verde, nº 18. A Prefeitura de Contagem investiu R$ 250 mil nas obras.
    A UBS Vila Pérola é referência para cerca de 15 mil pessoas. Inaugurada em 2012, ela nunca tinha sido reformada. Em março deste ano teve de ser interditada por causa de problemas estruturais, após ser inundada em um dia de temporal. Desde então, o atendimento à população estava sendo feito em um imóvel alugado.

    Foi feita a substituição do telhado, obras de drenagem, troca do sistema elétrico, hidráulico e das luminárias (com instalação de lâmpadas de LED), adequação do setor de resíduos sólidos e a recuperação do piso. O imóvel foi todo pintado e teve a segurança reforçada com grades.

    Os últimos ajustes estão sendo feitos para que a Unidade Básica de Saúde Vila Pérola seja inaugurada em 22 de outubro (Fotos Adelcio R. Barbosa)

    As normas de acessibilidade foram revistas e a Vigilância Sanitária já emitiu a licença sanitária para o funcionamento da UBS. Antigos problemas relatados por servidores e usuários, como goteiras e infiltrações, deixaram de existir.
    As mudanças vão além das melhorias estruturais. A UBS passa a contar com três equipes completas de Estratégia de Saúde Família (ESF). Isso vai potencializar a oferta de serviços em um espaço planejado.
    O quadro de funcionários da Unidade de Saúde será composto por três médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, 12 Agentes Comunitários de Saúde, um dentista e três auxiliares de serviço. As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, pediatras, ginecologistas e psiquiatras, também darão suporte à UBS.
    A diretora do Distrito Sanitário Ressaca, Renata Felicíssimo, ressalta os benefícios das melhorias na UBS Vila Pérola, que fica localizada em uma área de vulnerabilidade social.

    A parcela da população atendida é praticamente 100% usuária do SUS. Contar com uma unidade de saúde capaz de ofertar serviços de qualidade é fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, afirma.

    Equipamento entregue à população antes do previsto

    A entrega da UBS Vila Pérola totalmente revitalizada será antes do prazo estipulado para a conclusão das obras. A previsão era a de que elas fosse concluídas em janeiro de 2019.
    De acordo com o diretor de Planejamento e Obras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o engenheiro Antonio Claret, foram feitos estudos de viabilidade que possibilitaram antecipar a inauguração e a entrega do equipamento público à população.

    Quando iniciamos a reforma houve uma grande comoção da comunidade, que estava ansiosa para que as obras fossem concluídas o mais breve possível. Afinal, a UBS atende cerca de 15 mil pessoas.
    Os estudos de viabilidade mostraram que era possível finalizarmos a reforma antes do prazo. Com a mobilização de todos estamos conseguimos entregar a unidade totalmente reformada ainda neste ano, destaca Claret.

     

    Vereadores elogiam reforma da UPA Ressaca

    A UPA Ressaca também está sendo reformada pela Prefeitura para otimizar o atendimento

    Em reunião na Câmara Municipal, na última terça-feira (16), vereadores parabenizaram a Prefeitura de Contagem pelas melhorias feitas na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Ressaca.

    As novas instalações da UBS oferecem aos usuários estrutura e condições de acessibilidade

    A vereadora Silvinha Dudu destacou que as mudanças no espaço físico estão otimizando os atendimentos aos usuários. “As demandas da UPA Ressaca foram recebidas pelo secretário Municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, e prontamente encaminhadas ao prefeito Alex de Freitas, que autorizou a execução dos serviços. Há relatos de que os atendimentos já melhoraram cerca de 70%”, disse.
    A UPA passa por reformas para que seja prestado um atendimento mais humanizado. Silvinha Dudu ressaltou a importância do acompanhamento das ações da Prefeitura e da parceria do Executivo com a Câmara para aumentar a qualidade de vida da população.

    spot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo