quarta-feira, 11 dezembro

    Trotes ao Samu

    Matérias Relacionadas

    Edição 1241 – 29 de Novembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Reversão do ICMS Educação

    Justa distribuição Mais uma reunião sobre o repasse financeiro do...

    isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

    O governo enviará, combinado ao pacote de corte de...

    Alteração de alíquotas do Ipsemg é aprovado

    Foi aprovado em 1º turno, na Reunião Ordinária desta...

    Vereadores questionam privatizações

    O Governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa de...

    Compartilhar

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Contagem recebe cerca de 1800 chamados por mês, por meio do número 192, para atendimento às vítimas de acidentes domésticos, automobilísticos, suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), engasgos, entre outros. Deste número, cerca de 700 eram trotes.

    Diante desse número expressivo de trotes, que causam transtornos aos prestadores de serviço e aos usuários, em agosto a equipe do Samu, juntamente com a Secretaria de Saúde, promoveu campanha nas redes sociais, e por meio de panfletagens durante as ações da Saúde no município, para conscientizar a população. O número de trotes reduziu 20%.

    Segundo o diretor do Samu, Hudson Douglas, esse número pode e precisa reduzir ainda mais. Pensando nisso, juntamente com sua equipe e demais gestores, ele planeja um projeto para 2018 entre as secretarias de Educação e Saúde, visando despertar a consciência das crianças e torná-las multiplicadoras da importância de cada chamada e atendimento feito pelo Samu.

    Pretendemos que essa seja mais uma ação para contribuir com
    a redução de ligações indevidas, conclui Hudson.

    Atendimento de urgência – O Samu é um serviço gratuito que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações pelo telefone ou ainda pelo envio de veículos quando houver a necessidade. As ambulâncias são tripuladas por equipes capacitadas, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

    Artigo anterior
    Próximo artigo