sábado, 7 setembro

    Partos humanizados transformam vidas no Centro Materno Infantil

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Gerar uma nova vida é algo sublime que, aos poucos, vai transformando a vida da mulher e das pessoas no entorno. São horas, dias e meses que vão se passando, enquanto um pequeno ser vai se formando no ventre. Todas as dúvidas, a ansiedade e a expectativa por, finalmente, ter o bebê nos braços merece ser coroada com um parto tranquilo, seguro e humanizado. É nesse sentido que a atuação das doulas no Centro Materno Infantil (CMI) faz toda a diferença.
    Inserido no contexto do CMI desde 2006, o Projeto “Doulas de Contagem” tem como objetivo oferecer apoio, proteção e a tranquilidade que as parturientes (quem está em trabalho de parto ou que acabou de parir) precisam no momento que aguardam a chegada dos seus bebês, uma forma de ampliar o suporte já oferecido pelas equipes multiprofissionais que atuam na maternidade. Na prática, o conhecimento e a experiência que elas têm no acompanhamento dos partos são um alento para as mães, contribuindo para tornar o momento mais seguro, harmônico e inesquecível.

    Partos normais e cesáreos

    Os impactos da ação das doulas e demais ações de humanização não refletem apenas na satisfação das mães, mas também em uma mudança de consciência sobre o parto em si. O CMI é referência em parto humanizado, tanto pela qualidade dos serviços prestados quanto por manter as menores taxas de cesáreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2023, o percentual de partos cesáreos foi de 31% em relação ao total realizado, abaixo do limite estabelecido para a unidade (35%) e muito inferior à média nacional (43%) em 2021, segundo dados da Organização Pan-americana da Saúde.

    spot_imgspot_img