O tráfego de veículos leves e pesados no entorno do viaduto da Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa), sob a BR 040, rumo a Betim, interior de Minas, Eldorado, BH, etc., já está fluindo muito melhor há uma semana. As novas 3 faixas da duplicação do viaduto em cada um dos sentidos já recebem trânsito mais intenso, rápido e seguro, somando-se com as três antigas faixas. Além da duplicação do viaduto, as alças de acesso foram ampliadas com reestruturação das calçadas, sinalização, dispositivos de segurança e reordenamento dos fluxos de tráfego em todo o contexto viário local.
O volume de tráfego no trecho da BR 040, onde está o viaduto, chega a 80 mil veículos por dia. A Ceasa, por sua vez, atende a produtores diversos que chegam com as suas mercadorias/ alimentos e insumos direcionados a mais de 800 cidades mineiras. Assim, a obra de duplicação em três faixas neste viaduto reduz os congestionamentos que aconteciam, principalmente em função do grande fluxo de carretas e de caminhões que atendem ao entreposto da Ceasa, fazendo fluir o trânsito para várias regiões de Contagem, rumo a bairros, à Capital, pelas regiões da Ressaca e Nacional, em direção à outras rodovias federais ou estaduais.
Segundo informações passadas pela assessoria da Prefeitura, o valor total da obra de duplicação do Viaduto da Ceasa, para o município de Contagem, gira em torno de R$15 milhões e estes recursos foram financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, também conhecido como Corporação Andina de Fomento – CAF.
Conforme informações da Transcon a obra de duplicação do viaduto Ceasa foi projetada considerando a readequação de toda a interseção desta rodovia federal com as avenidas Helena Vasconcelos Costa e Severino Ballesteros Rodrigues, importantes vias que ligam as regiões da Ressaca e Nacional ao Eldorado e BH e vice e versa.
Fonte: Assessoria de Impressa Prefeitura de Contagem.