quinta-feira, 2 janeiro

    Mutirão para combater a dengue, zika e chikungunya

    Matérias Relacionadas

    Prefeita Marília Campos toma posse na Câmara Municipal para o quarto mandato

    A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-prefeito...

    A equipe de governo para o mandato 2025-2028

    Na tarde desta quarta-feira (1º/1), a prefeita reeleita de...

    Orçamento de Contagem em 2025 vai a R$ 3,6 bilhões

    O mês de dezembro foi marcado no Legislativo de...

    Reajuste do transporte municipal é definido com valor abaixo do solicitado por empresas

    Após negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte...

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Compartilhar

    AÇÃO PREVENTIVA

    Como forma de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya), foi iniciado nesta quinta-feira (18/2), no Industrial, um mutirão de limpeza para recolhimento de inservíveis (móveis e outros materiais que não têm utilidade), que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Antes do mutirão, a equipe da Zoonoses visitou os moradores da região para alertar e conscientizar sobre o descarte correto dos materiais e eliminação dos focos do mosquito.
    A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Limpeza Urbana, como ação preventiva, após a divulgação do Levantamento de Infestação Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O LirAa apresentou risco médio para a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses. O mutirão será realizado em dois dias e expandido, posteriormente, para as demais regiões da cidade que apresentaram maior índice.
    Conforme explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, José Renato Costa, o ano de 2021 ainda é considerado inter epidêmico para as arboviroses, ou seja, período intercalado de pequenos números de casos. “O momento é extremamente oportuno para que as pessoas possam, de fato, continuar com os cuidados em relação à limpeza e eliminação dos possíveis reservatórios do mosquito. Somente dessa forma, e com a colaboração de todos, conseguiremos fazer o controle dessas doenças”, afirmou.