O trabalho do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem prepare-se para dar mais um possível grande passo em nível nacional: graças à expertise e ao pioneirismo do serviço Contagem, o município é candidato forte a se tornar um dos oito polos capacitadores relacionados à Atenção Domiciliar no Brasil.
O anúncio foi feito pela coordenadora-geral da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde (MS), Mariana Borges Dias, durante reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e das equipes de cuidado ortopédico e pediátrico do município. Na oportunidade, a representante do MS pôde conhecer mais sobre as boas práticas e as especificidades do SAD Contagem.
De acordo com Mariana Borges, a expectativa é de que, a partir da definição das oito cidades-polo para multiplicar e capacitar profissionais em todo o Brasil, o intercâmbio técnico comece já no ano de 2019 e se estenda durante o próximo triênio.
Contagem tem se diferenciado no cenário nacional. Temos 1.060 equipes de estratégia de Atenção Domiciliar (AD) no país. E entre essas equipes há duas, aqui em Contagem, que se diferenciam das demais do Brasil, porque buscam atender a demandas específicas do município: o cuidado domiciliar ortopédico e o cuidado domiciliar pediátrico. O Ministério da Saúde quer incentivar esse tipo de olhar diferenciado, com foco nas demandas próprias dos municípios. A maioria das equipes de AD está relacionada à clínica geral e queremos incentivar a criação de equipes de cuidados específicos, explica a coordenadora-geral.
Desospitalização – O SAD de Contagem é uma referência nacional na desospitalização de pacientes que apresentam condições de seguir com tratamento no próprio domicílio. No ano passado, o trabalho promovido no município foi premiado durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que selecionou 36 finalistas entre mais de 500 experiências na área da saúde participantes.