sábado, 7 setembro

    Vacina contra a meningite C

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Todas as 50 salas de vacinação de Contagem estão oferecendo imunização contra a meningite C para crianças de 3, 5 e 12 meses e para adolescentes de 11 a 14 anos. Atualmente, 82% das crianças do município foram vacinadas, porém o número de adolescentes que tomaram a vacina ainda é baixo. Apenas 48% estão imunes, por isso os pais devem ficar atentos e orientar seus filhos sobre a importância da vacinação.

    A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

    spot_imgspot_img