segunda-feira, 22 julho

    Vacina contra a meningite C

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    Todas as 50 salas de vacinação de Contagem estão oferecendo imunização contra a meningite C para crianças de 3, 5 e 12 meses e para adolescentes de 11 a 14 anos. Atualmente, 82% das crianças do município foram vacinadas, porém o número de adolescentes que tomaram a vacina ainda é baixo. Apenas 48% estão imunes, por isso os pais devem ficar atentos e orientar seus filhos sobre a importância da vacinação.

    A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

    Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

    spot_imgspot_img