Atração de investimentos
A Prefeitura de Contagem está em missão empresarial para atração de investimentos e internacionalização de negócios das empresas do município na União Europeia e em países de língua portuguesa por meio de Portugal como porta de entrada. A coordenação do projeto é feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), com agendas ocorrendo em Cascais, Aveiro e Lisboa, todas cidades portuguesas, entre os dias 12 e 24 de dezembro.
A prefeita Marília Campos ressaltou que “a cooperação internacional entre Contagem e a União Europeia, tendo Portugal como porta de entrada, representa uma oportunidade ímpar para fortalecer laços institucionais e fomentar negócios e investimentos que beneficiem nossos ecossistemas empresariais e toda a nossa população”. “Esse intercâmbio já gerou resultados muito positivos para o desenvolvimento econômico de Contagem e de seus parceiros comerciais na Europa e será ampliado agora”, mencionou.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, trata-se de uma missão que visa consolidar Contagem como prioridade estratégica para a União Europeia e para os Países de Língua Portuguesa por intermédio de Portugal. “É uma etapa importante do Programa de Atração de Investimentos e de Apoio à Internacionalização de Empresas do Município, que foi iniciado na atual gestão”, disse.
René destacou, ainda, a importância do apoio recebido do Consulado de Portugal em Belo Horizonte, da Embaixada do Brasil em Portugal e da Coordenação do escritório da Apex-Brasil em Portugal, da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP). Além desses, conta, também, com o auxílio e suporte da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), dos governos de Cascais e Aveiro, de empresas portuguesas, com destaque para a Biotech Portugal.
Além do secretário, representantes de nove empresas de Contagem, do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga, Logística e Movimentação de Mercadoria do Centro Oeste Mineiro (Setcom) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC Contagem) integram a comitiva.
Tratado de Cidades Irmãs entre Contagem e Cascais
Em Cascais, o município participa do evento “Contagem e Cascais, Cidades Irmãs – Cooperação para o Desenvolvimento Econômico Envolvendo Brasil, Portugal, Países de Língua Portuguesa”, promovido pela Câmara Municipal de Cascais junto com a Prefeitura de Contagem, no Centro Cultural de Cascais – Fundação Luis Pinheiro. Além disso, Contagem vai, também, fazer parte do Fórum Euroamericas 2024, na Nova School of Business and Economics de forma inédita. Isso se deve ao reconhecimento da importância estratégica de Contagem para a União Europeia.
Esse evento, de alto nível, será presidido por José Manuel Durão Barroso, ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-presidente da Comissão Europeia. Nesta ocasião, será assinado o Tratado de Cidades Irmãs entre Contagem e Cascais.
O Fórum reunirá 450 dirigentes governamentais e empresas estratégicas de 35 nacionalidades da Europa e das Américas.
Durante o Fórum, o secretário René Vilela ministrará um painel sobre “Cidades Irmãs: Diplomacia e Desenvolvimento”, destacando Contagem como polo estratégico para receber investimentos no Brasil e a relevância da cooperação para o desenvolvimento econômico com Cascais e Portugal.
No local e também em Aveiro, estão programadas rodadas de negócios envolvendo as instituições parceiras e as empresas portuguesas e de Contagem.
Atualmente, Contagem exporta para 101 países e importa de 80. O município registrou expressivo crescimento de sua balança comercial que totalizou US$ 4.882.581.924 no acumulado de janeiro de 2021 a novembro de 2024, com destaque para o crescimento das exportações.
Contagem tem se destacado em relação a grande parte dos municípios brasileiros ao priorizar agendas internacionais para o fortalecimento da economia local, de Minas Gerais e do Brasil.