quarta-feira, 5 fevereiro

    Valorização da saúde e bem-estar de profissionais da Educação

    Matérias Relacionadas

    Prefeita Marília Campos toma posse na Câmara Municipal para o quarto mandato

    A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-prefeito...

    A equipe de governo para o mandato 2025-2028

    Na tarde desta quarta-feira (1º/1), a prefeita reeleita de...

    Orçamento de Contagem em 2025 vai a R$ 3,6 bilhões

    O mês de dezembro foi marcado no Legislativo de...

    Reajuste do transporte municipal é definido com valor abaixo do solicitado por empresas

    Após negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte...

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Compartilhar

    Contagem acaba de ganhar mais uma legislação de apoio aos profissionais do Ensino. Os vereadores aprovaram de forma unânime o Projeto de Lei 177 de 2023, que institui a “Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação”. O PL é de autoria da vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB). A votação em segundo turno ocorreu durante a 18ª reunião ordinária, realizada na terça-feira (11/06).
    O projeto traz diretrizes para cuidados integrais com a saúde daqueles que exercem funções laborais no setor educacional. Na justificativa que o acompanha, a vereadora autora destaca que o bem-estar no trabalho “não se limita apenas à valorização financeira, mas também aborda a promoção da saúde física e mental dos profissionais da educação. Isso inclui o acesso a cuidados médicos, programas de prevenção, apoio psicológico e atividades que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”.
    O projeto segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Caso haja veto, retorna ao plenário para nova rodada de votação.

    Em prol da educação
    A preocupação com a Educação tem sido uma marca da atual legislatura da Câmara de Contagem. Ao longo dos últimos anos, foram aprovados diversos projetos que concedem reajuste salarial a servidores dessa área. Em 2023 e 2024, os parlamentares aprovaram a criação de cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Ainda este ano, a Câmara Municipal de Contagem liderou uma ação coletiva junto a outras câmaras municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte para revisão dos critérios de distribuição de recursos do ICMS da Educação, que pode levar Contagem a uma perda de R$ 77 milhões anualmente.