sexta-feira, 19 julho

    Pedalar com mais segurança

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    Contagem avança em qualidade de vida e segue uma tendência mundial com a implantação de ciclovias. A iniciativa não só estimula o lazer, como também vem se tornando um importante meio de transporte, não poluente, no dia a dia. Desde 2021 até o momento, a Prefeitura implantou 13,2 km de ciclovias (feitas nos canteiros) e ciclofaixas (feitas junto ao asfalto).
    Os benefícios são tan- to para quem opta por pedalar, quanto para os demais veículos. O projeto cicloviário em Contagem tem o objetivo de implantar 33,5 km de ciclovias e ciclofaixas para conectar diversos pontos da cidade e promover uma mobilidade sustentável e ativa.
    Em breve, a avenida Francisco Firmo de Matos e a rua Haeckel Ben-Hur Salvador ganharam esse sistema. Juntas totalizarão 4,2 km de ciclovias. Segundo a Diretoria de Engenharia de Tráfego da Transcon, o grande volume de veículos contribui para a escolha dos locais onde são implantadas as rotas cicloviárias. Dados da diretoria apontam que aproximadamente 17 mil veículos trafegam pela avenida José Faria da Rocha diariamente, 23 mil pela Colúmbia e 40 mil na Severino Ballesteros, locais onde já estão concluídas as ciclofaixas e ciclovias de Contagem.
    Nesse sentido, segundo o diretor de Engenharia de Tráfego, Alexander David, ter um espaço de deslocamento delimitado na via facilita a mobilidade e gera mais segurança para os usuários. “O trânsito definido para cada tipo de modal de transporte gera uma maior segurança para a população. Além disso, o investimento em ciclovias e ciclofaixas promove um ganho coletivo no trânsito e individual na saúde e bem-estar da população”, afirma o diretor.

    spot_imgspot_img