Mais sinergia
Foi assinado, na última quinta-feira (25/4), o Protocolo de Governança Integrada dos Sistemas de Transportes entre o estado de Minas Gerais e as prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. O documento é um compromisso estabelecido entre as instituições para que haja um canal formal de diálogo e colaboração para tratar questões de Transporte Público.
A integração entre os municípios de Contagem, Belo Horizonte e o Estado é o caminho para a melhoria da qualidade da mobilidade para a população e isso inclui projetos como a expansão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o BRT Amazonas e o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que está em fase de implantação.
“Neste momento, quando há grandes projetos acontecendo, nós entendemos que é importante formalizar o protocolo que vai criar mais sinergia entre os órgãos para mais transparência e celeridade nos projetos a serem desenvolvidos nos próximos anos”, afirmou o presidente da Transcon, Sant Clair Terres.
O canal formal de diálogo vai permitir que exista o compartilhamento de dados e informações relacionadas à mobilidade urbana dos municípios, discussão de desafios institucionais, técnicos, financeiros e operacionais e desenvolvimento de estudos voltados para um novo modelo de governança dos sistemas de transporte coletivo.
“Nós vamos colaborar com muita responsabilidade e com respeito dentro da legalidade para construir soluções sustentáveis para a mobilidade na Região Metropolitana, afirma o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Dantas”.
“Esta coordenação de esforços e o reforço deste compromisso de diálogo permitirão a busca de soluções conjuntas para enfrentar problemas relacionados à integração metropolitana”, disse o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Além do presidente Sant Clair Terres, assinaram o documento, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira; e o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas.
Fiscalização
Com o objetivo de melhorar a mobilidade para a população contagense, o SIM, que está em fase de implantação, vai proporcionar aos moradores um transporte público mais eficiente, ágil e econômico, já que será cobrado tarifa única para o deslocamento.
Além disso, com a estrutura de dez estações, quatro terminais e três corredores o deslocamento pela cidade será mais rápido, possibilitando que a população chegue ao seu destino em um período mais curto de tempo.
E as melhorias para a mobilidade não se resumem apenas ao transporte público. Obras como a ampliação de seis viadutos, duas alças de retorno, implantação da avenida Maracanã e duas trincheiras, revolucionam o trânsito em Contagem, criando ligações mais eficazes entre regionais, integrando toda a cidade.