Transporte público
Em Contagem, um relevante projeto para melhorar a mobilidade e o serviço de transporte público da cidade está em pleno desenvolvimento, com várias fases avançadas e outras concluídas. É o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que conta com terminais, estações de transferência de passageiros, corredores adequados, modernizações, entre outras intervenções que já estão trazendo benefícios para quem vive, trabalha e passa pelo município.
O SIM representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem e tornará o transporte público mais eficiente, inteligente, ágil, seguro e econômico para todos os usuários. Com o novo sistema, a população poderá transitar por todas as oito regiões da cidade, pagando apenas uma única tarifa.
Estações – Etapa fundamental para a implantação do SIM, as dez estações foram instaladas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 (uma), compondo o Corredor Norte-Sul II, e estão concluídas. Restam algumas intervenções viárias a serem feitas. As estações 2, 3 e 4 – respectivamente em frente ao prédio da Receita Municipal, ao lado do viaduto Beatriz e próxima ao Hospital Municipal – vão passar por obras de adequação das pistas, a fim de nivelar a altura com as plataformas de embarque e desembarque de passageiros, para garantir a segurança dos usuários. Elas serão colocadas em operação quando todas as demais obras do sistema estiverem prontas para que o funcionamento seja eficiente.
Os terminais vão integrar o sistema são quatro
Os terminais que vão integrar o sistema são quatro: Ressaca, Petrolândia, Sede e Vargem das Flores. Os dois primeiros já estão prontos e os outros serão licitados em breve. O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros, ao lado do parque Sarandi e em frente ao Shopping Contagem; o Petrolândia está localizado na Via Expressa, na divisa dos bairros Santa Helena e Petrolândia. O Terminal Vargem das Flores será construído na LMG-808, altura do bairro Darcy Ribeiro; e o Sede, na avenida João César de Oliveira, entre o viaduto Beatriz e o 18° Batalhão da Polícia Militar. Neste trecho, a avenida será deslocada para a direita, o que permitirá que as obras avancem sem alterações no trânsito. O novo traçado, que tem cerca de 200m, já está pronto.
A expectativa é que o processo licitatório para as obras do Terminal Sede seja iniciado em abril. Ele vai contemplar a construção da estrutura e a requalificação da av. João César de Oliveira, no trecho do viaduto Beatriz até a estação 2 (Fórum). Já onde será construído o Terminal Vargem das Flores, atualmente, está sendo feito o remanejamento de uma adutora em aço da Copasa, ação indispensável para viabilizar a obra do terminal.
São três os corredores de transporte
O SIM é composto ainda por três corredores: Norte-Sul, Leste-Oeste e Ressaca. Em função das diferenças das estruturas de tráfego, serão dois tipos de operação: o BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus, e o BRS (Bus Rapid Service). No BRT, o passageiro embarca em um terminal e viaja até a região de destino, pagando uma tarifa única. Já o BRS caracteriza-se pelas faixas preferenciais e exclusivas de ônibus.
No trecho II do Corredor Norte-Sul, nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, será implantado o sistema BRT e nos corredores Leste-Oeste e Ressaca irá operar o sistema BRS.
O Corredor Norte-Sul tem 20 km de extensão e será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Ele é composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, até o início da avenida João César de Oliveira e será BRS. O segundo trecho começa na av. João César de Oliveira e termina na av. Gal. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva.
O Corredor Leste-Oeste tem 11 km de extensão e será um corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, av. Helena Vasconcelos Costa e av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente.
O Corredor Ressaca tem 9 km e é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues, integrando as regiões Ressaca, Eldorado e Industrial.
Diversas obras de mobilidade
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) conta com diversas obras de mobilidade e vai muito além dos terminais e das estações. Dentre as intervenções, a ampliação de seis viadutos, a implantação de duas trincheiras e duas alças de retorno, além da avenida Maracanã e até a revitalização de praças, parques e plantio de 3.050 árvores.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Contagem segue em negociação com o governo estadual para que as linhas metropolitanas, que representam 60% do transporte público que circula pela cidade, também estejam integradas ao novo sistema. O SIM vai funcionar de forma otimizada, com mais qualidade, com ônibus novos que possuem motores que emitem menos poluentes, a fim de oferecer um serviço de transporte ambientalmente sustentável.