sábado, 7 setembro

    Planejamento orçamentário

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma importante ferramenta de planejamento, que tem como objetivo apontar as prioridades e metas da administração municipal para o próximo ano. Determina, entre outras coisas, o equilíbrio entre receitas e despesas do Município e as regras para os investimentos em áreas como saúde, educação e gasto com pessoal.
    Essa legislação é votada pela Câmara no primeiro semestre de cada ano, e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA) – ou seja, é um elo entre essas duas legislações. Dessa forma, a Lei 5.386/2023, aprovada em julho pelos vereadores, apresenta as diretrizes para elaboração e execução da LOA 2024, que está em tramitação na Câmara, em consonância com o PPA 2022-2025.
    Nesse meio tempo entre a aprovação da LDO, em julho, e a tramitação atual da LOA, ocorreram algumas mudanças relevantes, sobretudo nas transferências de recursos para o Município, incluindo valores repassados pela União para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Dessa forma, foi necessária uma alteração nessa legislação, que foi proposta pela Prefeitura por meio do Projeto de Lei 17/2023, aprovado nessa terça-feira (28/11) pela Câmara Municipal.

    spot_imgspot_img