A PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM FIRMOU, na última quinta-feira (12/8), Termo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário UNA Contagem para projetos de extensão de políticas públicas aos animais da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde.
A Prefeita Marília Campos e Marília Campos, e Tatiane Puiati, diretora da UNA Contagem, firmaram a parceria durante inauguração do Centro Médico Veterinário, que contou com a presença de autoridades políticas e empresariais do município e do Estado.
“Estaremos trabalhando para instituir uma política pública voltada para os direitos dos animais no município. Estamos fortalecendo essa política, não apenas fazendo o trabalho do cuidado, mas também da prevenção”, afirmou a Prefeita, destacando a importância do projeto.
Marília Campos destacou ainda o compromisso da UNA Contagem com a população, criando primeiro o curso, e agora o centro veterinário, fazendo de Contagem uma cidade que oferece oportunidades, e se torna referência metropolitana.
Para o secretário de Saúde, Fabrício Simões, o convênio é importante porque estabelece uma cota mensal para atendimentos gratuitos a animais em situação de abandono para entrar no programa de castração, entre outras intervenções que auxiliarão o município na política pública de controle de zoonoses encaminhados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVZ.
José Renato de Rezende, superintendente de Vigilância, destacou que a parceria entre a Secretaria de Saúde e a instituição, é muito importante para a retaguarda clínica, além do atendimento clínico de animais que chegam à unidade”.
Centro Médico de Veterinária
O Centro Médico Veterinário oferecerá atendimento completo, do diagnóstico à cirurgia, para animais de pequeno porte, como cães e gatos, além de atendimento clínico a animais de grande porte, como equinos e bovinos. Estima-se que o local faça, em média, 250 atendimentos por mês.
De acordo com a diretora do Centro Universitário UNA Contagem, Tatiane Puiati, o espaço será dedicado tanto ao atendimento de cunho social quanto da iniciativa privada e, oferecerá um quadro completo de procedimentos clínicos e cirúrgicos. “Os atendimentos terão um valor subsidiário, onde cobraremos apenas os insumos e a mão de obra. Os atendimentos gratuitos ficarão por conta dos encaminhamentos da prefeitura feitos pela zoonose”, relata.
Foto: Janine Moraes