sexta-feira, 20 setembro

    Preparação para atuar em episódios de crise, desastre e emergência

    Matérias Relacionadas

    Aline Fortes para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Aline Fortes, estudo o segundo ano...

    Edição 1239 – 13 de Setembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Um futuro melhor para Contagem

    Canteiro de obras Sob a gestão de Marília Campos, Contagem...

    Pausa na campanha para apresentar pedido de impeachment contra Moraes

    O candidato à Prefeitura de Contagem pelo Partido Liberal...

    TSE lacra sistema que será usado em urnas

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra...

    Compartilhar

    Iº SIMULADO DE MESA

    A Defesa Civil de Contagem, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), promoveu na quarta-feira (24/2), o I Simulado de Mesa para Instalação do Gabinete de Crise com o objetivo de preparar todos envolvidos para uma atuação conjunta diante de situações de crise, desastre e emergência.
    Para elucidar o treinamento e facilitar a aplicação na prática, o cenário utilizado no simulado foi o Morro dos Cabritos, um dos locais mais afetados pelas chuvas do início de 2020. A atividade, mediada pela equipe do Corpo de Bombeiros, foi realizada em conjunto com integrantes do Comitê Gestor de Área de Risco, na Secretaria Municipal de Defesa Social.
    Através do simulado foi possível verificar a capacidade operacional de cada órgão e pontuar protocolos e procedimentos exigidos para atuar em situações semelhantes ao Morro dos Cabritos. Os participantes tiveram a oportunidade de simular episódios de pré-desastre, desastre e pós-desastre, aprendendo como agir diante um e a definir as responsabilidades de cada área e a organização necessária para aprimorar o tempo de resposta à ação.

    Gabinete de crise

    PLANEJAMENTO

    Os Gabinetes de Crise são constituídos em casos de desastres de grande complexidade e convocados para atender uma política emergencial. O simulado, tanto de mesa quanto in loco, contribui para a instalação de um Gabinete de Crise organizado e planejado, capaz de agir com mais rapidez e eficiência, gerando menos transtornos e danos à população.

     

    spot_imgspot_img