A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e da Superintendência de Política Pública para Mulheres, promoveu, na última segunda-feira (9/3), o tradicional “Café com as Servidoras”, em alusão ao Dia internacional da Mulher (8/3). O evento aconteceu no hall principal da Prefeitura de Contagem e foi marcado pelo lançamento oficial do Protocolo de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência no Município de Contagem e do Botão do Pânico e, também, do Programa Rede Nascer Contagem “Conexão de amor à vida”. Ao final, as servidoras também puderam confraternizar ao som da Banda da Guarda Civil.
Em relação à Rede Nascer, o prefeito informou que o programa identifica, acolhe e acompanha as gestante de Contagem, facilitando a realização de todas as consultas, exames e procedimentos para uma gestação saudável e um parto seguro e bem assistido. “Para que possamos ter cada vez mais sucesso na aplicação desse programa, é necessária a participação de toda a sociedade. Todos nós podemos e devemos participar desta conexão de amor à vida. Peço a vocês, que informem todas as gestantes que conhecem sobre a existência desse programa, dessa rede”, disse.
Sobre o Botão do Pânico, Alex de Freitas também ressaltou que o equipamento, já implementado pelo governo do Espírito Santo (ES), diminuiu significativamente os crimes e as agressões contra as mulheres. “É um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e gravação de áudio. Quando acionado, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida pela Guarda Civil e Polícia Militar. Para implementar o projeto na cidade, foi firmada uma parceria entre o município e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), na qual estabeleceu-se que Contagem seria responsável pela aquisição do botão e o TJMG pela avaliação e seleção dos casos com prioridade para recebê-lo”.