sábado, 7 setembro

    Antigo prédio do Fórum concentra triagem e recebe donativos para os atingidos pelas chuvas

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Em Contagem, para que o grande volume de doações continue chegando aos atingidos pelas chuvas de janeiro, um trabalho meticuloso de triagem está sendo concentrado nas dependências do antigo prédio fórum. No imóvel é feito a triagem de roupas, alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, etc.

    Por causa do tamanho do espaço, o local passou também a concentrar as doações, incluindo, móveis e eletrodomésticos em bom estado. As escolas e as administrações regionais, locais que inicialmente foram utilizados como pontos de entrega das doações, foram desativados.  Agora, apenas o antigo Fórum de Contagem é responsável por captá-las. O pedido agora é que cessem a doação de roupas e calçados, pois já tem um grande volume destes itens que precisa da triagem.

    No caso de roupas, a triagem aproveita 70% do que chega, sendo necessário um trabalho de atenção dos voluntários que, usando máscaras, separam os itens aproveitáveis, embalando e identificando-os por tipo e faixa etária. Este ponto central de triagem está localizado à avenida João de Deus Costa, 42, bairro Centro, no prédio do antigo Fórum. Após a triagem, os itens são levados até os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS),  instalados nas oito regionais de Contagem, de onde são distribuídos com base  cadastro feito por assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

    Quem está coordenando esta triagem é o Transformar Contagem, por meio da primeira-dama do município, Luciana Braga, num trabalho de parceria com entidades como o Minas Voluntários; Rotary/Contagem, E-Missão, de moradores voluntários, além de funcionários da prefeitura. Ao todo, iniciaram este trabalho, cerca de 50 voluntários, contando com a equipe do Transformar que é de 7 pessoas. Na última segunda-feira (3), os itens começaram a chegar no antigo Fórum, em Kombi e caminhão, vindos dos diversos pontos de doação na cidade.

    “Corrente do bem”

    Luciana ressalta que no local não está ocorrendo distribuição de itens às famílias, apenas a triagem. Há grandes volumes de roupas e calçados que estamos triando. “Há famílias nos abrigos que perderam tudo com as enchentes ou deixaram para trás todos os seus pertences das casas que tiveram que abandonar. Muitos perderam móveis, geladeira, sofá, etc. Este é o momento de uma corrente do bem na nossa cidade – um pouco de todos que faz o bem a tantos. Nestes tempos de chuvas atípicas, as doações suprem a necessidade premente destas famílias, fruto da solidariedade de moradores, ONGs, empresas daqui ou de outras  regiões”, definiu Luciana.

    Segundo informações da coordenadora geral da logística das doações e distribuição, Kátia Bordoni, esta semana serão doados por uma empresa 2 mil litros de leite. Também estão sendo montadas 500 cestas básicas, além de kits de produtos de limpeza e de higiene pessoal que, solidariamente, a população contagense e empresariado continuam doando.

    “As doações não param de chegar. E isto é sinal de carinho, sensibilidade e boa vontade das pessoas de Contagem”, disse Bordoni, que atua como Superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas na Secretaria Municipal de Defesa Social.

    Uma das voluntárias que colabora na triagem é a aposentada Gilca Valéria Ferreira, que atua no Lar Dom Paulo. Ela convidou mais três jovens do bairro Europa para atuarem como voluntário. Ela informou que quem doa não precisa lavar os calçados, pois a umidade aumenta a possibilidade de mofo. “Aqui, nós limpamos os itens e os identificamos com o mesmo carinho e a atenção de quem doou. Nestes momentos, sabemos que um sapato, um tênis ou um abraço para quem perdeu tudo significa um gesto de carinho”, disse ela.

    Os itens prioritários de doações para as pessoas atingidas pelas chuvas são:

    • Leite;
    • Fraldas;
    • Roupas de cama;
    • Peças íntimas novas;
    • Material de higiene pessoal;
    • Material de limpeza;
    • Alimentos;
    • Móveis em bom estado;
    • Eletrodomésticos em bom estado.

    Onde doar:

    Prédio do antigo Fórum de Contagem: avenida João de Deus Costa, 42, bairro Centro (próximo à Praça Tiradentes).

    Locais de distribuição dos donativos:

    • Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada região da cidade.
    spot_imgspot_img