18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosCidadeCapacitação a vicentinos

Capacitação a vicentinos

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A diretoria do Lar Maria Clara, entidade parceira do município, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no sábado (9), para a capacitação aos Vicentinos sobre a política da assistência, o SUAS e os serviços socioassistenciais ofertados no município.
O encontro teve como objetivo apresentar como é realizado o trabalho vicentino e explicar o fluxo com a política de Assistência Social do Município para o acolhimento institucional.
Representantes da Superintendência de Assistência Social explicaram aos participantes sobre o funcionamento destas unidades públicas e da importância do conhecimento pela rede socioassistencial do trabalho realizado pelo SUAS CONTAGEM- Sistema Único de Assistência Social.
“É importante ressaltar o trabalho das equipes dos CRAS e CREAS com as famílias para fortalecê-las de modo a evitar a institucionalização de idosos, demanda crescente no município, bem como a importância do trabalho das promotorias, também atuantes na defesa dos direitos dos idosos contagenses”, disse a superintendente de Assistência Social, Miralva Gonçalves.
De acordo com a presidente do Lar Maria Clara, Ângela Maria Campos Rabello, os idosos, antes da institucionalização, precisam ser acolhidos por uma rede de proteção à pessoa idosa. “Acredito que o trabalho com idosos tem que ser de referência na humanização, dignidade e respeito dentro do Lar Maria Clara, mas também temos a responsabilidade de discutir esta ação como política pública. Como Vicentina, não posso me furtar a este primordial debate”, afirmou.

Lar Maria Clara

O Lar Maria Clara é uma associação sem fins lucrativos, de assistência social. Tem por finalidade prestar serviços de relevância social e de interesse público, de acolhimento institucional aos idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social.
O terreno onde hoje se situa a instituição foi doado pela senhora Maria Clara de Jesus para a construção de uma Vila Vicentina, em 1927, composta, inicialmente, por 8 casas. Em meados da década de 50, a vila foi ampliada e passou a ser chamada “Asilo São Vicente de Paulo”. Em 1996, passou a ser denominada “Lar Maria Clara”.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar