terça-feira, 16 julho

    Alerta aos motoristas pelo Waze

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A Prefeitura de Contagem, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Secretaria de Defesa Social), fechou uma parceria com o aplicativo Waze com a finalidade de utilizar a tecnologia presente em celulares e outros dispositivos móveis para divulgar a motoristas os fechamentos de vias, interdições parciais, além de mudanças de rotas, em razão de possíveis alagamentos e outros desdobramentos decorrentes de temporais.
    A parceria, firmada no dia 6 deste mês, vai divulgar também o fechamento, pelo aplicativo, de vias urbanas em locais com eventos que bloqueiem a via ou coloquem em risco a população. Assim, ao manter o aplicativo aberto durante seu percurso, o usuário será orientado a não se dirigir aos locais bloqueados.
    O usuário do Waze pode contribuir de forma voluntária ao informar em tempo real sobre vias alagadas, ou que oferece pontos de riscos ao tráfego de veículos ou ao acesso de pedestres. Isso pode ser feito mesmo antes do fechamento virtual a ser realizado pela Defesa Civil de Contagem. Esse é um recurso disponível pelo aplicativo a partir do momento em que um número acima de dez usuários passa a postar no app a informação do alagamento.
    O serviço já foi utilizado por causa da chuva forte registrada na última sexta-feira (8). Na ocasião, foi anunciado o fechamento da rotatória da Avenida Pio XII, no Bairro Água Branca, devido a um alagamento, e feita a divulgação pelo aplicativo.
    Segundo o coordenador da Defesa Civil de Contagem, Samuel Lara, a parceria com o Waze também vai possibilitar o monitoramento para atender a pessoas no local, como condutores e pedestres em situação de risco.

    Parceria vai possibilitar monitoramento

    Os órgãos municipais de Defesa Social acompanham em tempo real o fechamento e o desbloqueio, além de intervenções em caso de socorro a vítimas, na sala do Centro Integrado de Comando e Controle Municipal (CICCM), localizada na Secretaria de Defesa Social, no Bairro Fonte Grande. O centro integrado é formado por integrantes da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PMMG), da Policial Civil, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
    Atualmente, em razão de possíveis alagamentos, dois pontos considerados de alto risco e monitorados pela defesa civil são fechados com a presença de agentes dos órgãos municipais competentes. Um deles é o trecho da Avenida Tereza Cristina, na Região Industrial, que pertence a Contagem. O outro, é a trincheira próxima ao Itaú Power Shopping. A previsão é que outros locais suscetíveis a alagamentos e enchentes possam ter o tráfego de veículos e pessoas impedidos com a atuação dos agentes municipais.
    Informação repassada pela população sobre o local alagado feita pelo telefone de plantão da Defesa Civil (199).

    spot_imgspot_img