sábado, 7 setembro

    Psicólogos para as escolas

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados por meio de ações de prevenção. Em especial, o mês de setembro abraça a campanha Setembro Amarelo pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.
    Motivado por essa causa, nesta terça-feira (10/09), o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, apresentou requerimento solicitando que as instituições públicas de ensino do município disponibilizem profissionais de psicologia para atuarem juntamente aos da educação.
    Segundo o parlamentar, as escolas precisam abordar temas relevantes e, consequentemente, dar suporte psicológico aos estudantes. “Sabemos que esse é um caso de saúde pública. Então, é preciso falar sobre suicídio e outros desencadeadores, como bullying, depressão, abuso de drogas e violência doméstica. E o apoio do psicólogo é fundamental para detectar possíveis sinais e encaminhar o aluno ao tratamento adequado – em parceria com os pais”, reforça Carvalho.
    O intitulado psicólogo escolar terá a função de atuar junto às famílias, corpo docente e discente com foco no desenvolvimento humano dos alunos, nas relações entre professores e estudantes e, claro, no processo educacional. “Os profissionais poderão desempenhar atividades de prevenção, diagnósticos e encaminhamento clínico, quando necessário”, explica o vereador.
    Vale ressaltar que o suicídio é culturalmente cercado de tabus, mas a escola pode ser protagonista no enfrentamento de conflitos da adolescência, dando para o estudante a chance de ser ouvido, promovendo o autoconhecimento e valorizando a vida.

    Campanha nas redes sociais sobre Setembro Amarelo

    A Câmara Municipal de Contagem promove, neste mês, uma campanha nas redes sociais sobre o Setembro Amarelo. Além disso, por meio da Escola do Legislativo, palestras e atividades em instituições de ensino do município, voltadas para a valorização da vida, estão sendo ministradas. A ação, em parceria com a Una Contagem, é parte da campanha de prevenção ao suicídio.
    A primeira instituição a receber a equipe da Escola do Legislativo e a psicóloga Janaína Borsagli, coordenadora dos cursos de saúde da Una Contagem, foi a Escola Municipal do Bairro Tropical. Na quinta-feira (05/09), aproximadamente 120 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental conversaram com a especialista sobre depressão, prevenção ao suicídio e valorização da vida.
    Outras escolas receberão o ciclo de palestras ainda em setembro. Na quinta-feira (12/09) foi a vez da Escola Municipal Eli Horta Costa. E a previsão é que a equipe da Escola do Legislativo chegue à Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha no dia 26.

    spot_imgspot_img