terça-feira, 1 julho

    Aula sobre política e cidadania

    Matérias Relacionadas

    Edição 1249 – 16 de Maio de 2025

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Câmara derruba veto do Executivo

    Cenário inusitado Os vereadores de Contagem rejeitaram o veto total...

    Grande Show da cantora Alcione

    Repertório de sucessos Nesta sexta-feira (16/5) haverá alterações no trânsito...

    Ação de acolhimento e cuidado para a população em situação de rua

    Os direitos humanos são fundamentais para garantir a dignidade,...

    Novas doses de vacina contra a varicela e a covid-19 pediátrica

    A Prefeitura de Contagem recebeu 540 doses da vacina...

    Compartilhar

    “Tentar quebrar o preconceito com a política e ajudar na formação de cidadãos mais conscientes do seu papel na construção de uma sociedade melhor”, esse é o objetivo do projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, segundo o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho.
    Com esse conceito, o Legislativo recebeu, nesta quarta-
    feira (11/09), mais 60 alunos do 5o ano do ensino fundamental do Colégio Santa Maria Minas. No final de agosto, a Câmara já havia recebido outros 62 estudantes da instituição.
    Na atividade, os jovens conheceram as dependências da Câmara, incluindo gabinetes e a presidência, onde conversaram com Daniel Carvalho. “Nosso intuito é aproximar vocês jovens da política e da Câmara Municipal, contribuindo para que tenham mais conhecimento e uma formação cidadã, para que possam tomar melhores decisões e, quem sabe no futuro, serem políticos preparados para trabalhar pelo nosso povo”, destacou o vereador.
    Em plenário, os estudantes encontraram o vereador Edgard Guedes da Farmácia (PDT), que prestigiou a visita. Em seguida, participaram de palestra sobre política, cidadania, o papel do vereador e o processo legislativo. E simularam uma reunião plenária, debatendo acaloradamente um projeto fictício sobre alimentação saudável nas escolas, que acabou sendo aprovado pelos vereadores mirins.
    As estudantes Laiza Caroline, Luanna Menezes e Mariana de Alcântara, que foram vereadoras por um dia, aprovaram a experiência. “Achei bem legal e interessante a visita à Câmara, pois aprendemos várias coisas que vou levar para a vida toda”, destacou Luanna. “Aprendemos sobre política, sobre os vereadores e as leis da cidade, e é muito importante para a nossa vida, para termos mais consciência na hora de votar”, completou Mariana.
    Na próxima semana, o Câmara Aberta recebe alunos do Colégio Supremo. Para saber mais sobre o projeto e marcar uma visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.